Em 27 de maio de 1982, por meio do empresário norte-americano William Murray “Trip” Hawkins, a gigante dos games Electronic Arts era fundada.

Naquela época Hawkins, que era funcionário desde 1978 de ninguém menos que a Apple (aquela dos computadores da maçã 🍎), decidiu se aventurar criando sua própria empresa.

Gigante dos Games Electronic Arts era fundada 2
HARD HAT MACK: o primeiro jogo, para Apple II

Nascia assim na Califórnia/EUA a Electronic Arts, ou simplesmente “EA” como é comumente chamada nos dias de hoje, uma das empresas pioneiras do mundo dos jogos eletrônicos.

Bem…. Na verdade seu “nome de batismo” original foi “Amazin’ Software”, mas foi rebatizada pouco depois, ainda no mesmo ano, pois seus parceiros de empresa não curtiram 👎 muito o nome anterior. 😊

Seu primeiro jogo, Hard Hat Mack para o computador Apple II (1983), foi comercializado como parte de um “pacote” do qual faziam parte também “Archon: The Light and the Dark”, “M.U.L.E”, “Worms?” e “Axis Assassin”.

Gigante dos Games Electronic Arts era fundada 4
Alguns dos títulos mais vendidos

Reza a lenda que, para atender ao primeiro lote de pedidos a tempo, no dia 20 de maio de 1983 todos os funcionários da empresa (programadores, secretarias, pessoal do marketing, etc, inclusive do dono da empresa) deixaram seus postos de trabalho e se reuniram no depósito numa “força-tarefa”, que tinha como missão embalar e carregar todos os pacotes nos caminhões da transportadora. Um belo churrasco concluiria o dia de trabalho árduo. 🙂

Gigante dos Games Electronic Arts era fundada 3
Alguns dos títulos mais vendidos

Nos anos seguintes, a EA viria a se tornar uma das maiores produtoras de jogos eletrônicos para computadores e videogames de todos os tempos, sendo responsável por uma extensa lista de games de sucesso, como: Sim City, The Sims, Need for Speed, Command & Conquer, Battlefield, Mass Effect, Medal of Honor, Ultima Online, Titanfall, Rock Band, FIFA, Madden NFL, NBA Live, entre muitos outros.

Gigante dos Games Electronic Arts era fundada 5
A EA também criou aplicativos de sucesso, como o Deluxe Paint para o computador Amiga

A EA também esteve por trás de diversos dos lançamentos para o lendário computador Amiga, tendo com ele se aventurado, inclusive, no segmento de aplicativos, como foi o caso do bem sucedido editor de imagems “Deluxe Paint”.

Uma das características marcantes da empresa, e que ela preserva até hoje, é o dela valorizar e dar o devido reconhecimento aos desenvolvedores dos seus jogos, vendo-os como “artistas do software”.

Alguns dos jogos, inclusive, tem em destaque em suas capas o nome do desenvolvedor, como se fosse um disco de um cantor famoso ou um livro de um escritor consagrado.

Títulos já produzidos:

A lista completa dos títulos já produzidos pela empresa pode ser encontrada aqui:

E você, qual o melhor jogo da EA na sua opinião?

Os 10 melhores jogos da EA