A primeira demonstração do Magnavox Odyssey de 1972

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

A primeira demonstração do Magnavox Odyssey faz hoje 50 anos!

Em 24 de maio de 1972, a empresa norte-americana Magnavox apresentava publicamente o que seria o primeiro console de videogame comercial da história, realizando uma demonstração do Magnavox Odyssey.

Tudo começou em 1966, quando o engenheiro e inventor Ralph Baer teve a ideia de desenvolver um tipo de “jogo” que pudesse transformar os aparelhos de TV das residências em centrais de diversões.

Perseguindo a ideia, nos anos que se seguiram ele desenvolveu diversos protótipos que culminaram na versão batizada como “BrownBox”, que serviria de base para a o Odyssey.

O Odyssey era uma console de videogame que gerava imagens P&B e permitia vários jogos diferentes, através de utilização de cartuchos. Estes cartuchos, contudo, não continham nenhum componente eletrônico, possuindo apenas conexões elétricas que reconfiguravam os circuitos internos da console, mudando o comportamento dos objetos na tela.

Muito embora gerasse imagens sem cores e tivesse gráficos limitados, possuía películas chamadas “overlays” que eram colocadas sobre a tela de TV. Elas incrementavam a experiência do jogador com a adição de cenários e cores. Posteriormente, acessórios como “pistolas” foram criados.

Muitos brasileiros curiosos vão perguntar: mas por que este Odyssey que eu vejo na foto não tem nada a ver com o vendido no Brasil na década de 80? A questão é que este aparelho vendido aqui pelo nosso país como “Odyssey”, na verdade já era o modelo “Odyssey 2” do console vendido nos EUA. Coisas do universo do marketing que não cabe a nós entender 😊.

O console Odyssey só começaria a ser comercializado nos EUA três meses depois, em agosto de 1972.

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

deos relacionados:
Comerciais de TV da época
Todos” os 28 jogos do Odyssey

*legendas disponíveis nos controles do Youtube.

Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.

Siga-nos e compartilhe!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.