A primeira versão do Tetris era criada em 1984

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 06 de junho de 1984, a primeira versão do Tetris era criada.

Desenvolvido pelo engenheiro de software Alexey Leonidovich Pajitnov, ainda durante a existência da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), neste dia chegava ao mundo este viciante jogo, que se tornaria um dos quebra-cabeças mais populares de toda a história.

Nesta época, Pajitnov, que trabalhava (desde sua formatura em 1979) no Centro de Computação da Academia de Ciências Russa, também conhecido como Centro de Computação Dorodnitsyn, recebeu a missão de avaliar novos computadores recém-chegados. “Era a desculpa perfeita para criar um jogo”, disse ele. 😊

Com sua primeira versão criada em um computador modelo “Elektronika 60”, fabricado na URSS, o Тетрис (ou Tetris, como conhecemos) foi um sucesso instantâneo. Todos os seus colegas de trabalhos ficaram viciados no game!

Isso fez com que rapidamente fosse criada uma versão para os mais acessíveis computadores IBM PC compatíveis, quando então se espalhou por todo o mundo, sendo copiado desenfreadamente e virando uma “febre”. “Todos na União Soviética que tinham um PC, tinham o Tetris nele”, comentou Pajitnov.

Considerando as aparentes dificuldades de contato com o inventor do jogo na época, ainda nos tempos da “cortina de ferro”, diversas empresas de software do ocidente alegavam deter os direitos autorais sobre as versões que comercializavam. Assim, o jogo ganharia ainda dezenas de novas versões para Apple, Commodore, Amstrad, Spectrum, consoles de videogames, telefones celulares, entre outros.

primeira versao do Tetris era criada
Versões modernas do Tetris

Pajitnov, o autor original, durante muitos anos não recebeu nenhum centavo por sua invenção, seja por conta da pirataria de sua ideia, seja pelas restrições impostas pela sua condição de empregado do governo soviético, que acabava recebendo os royalties. Ele mesmo comenta que também não se preocupava muito com isso na época.

Apenas em 1996, após mudar-se para os EUA e fundar a empresa “Tetris Company” que, com a ajuda da Nintendo, começou a colher os frutos do seu trabalho.

E você, curtia jogar Tetris?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Pra matar a saudade:

Ahhh! Que matar a saudade do Tetris? Clique aqui e jogue uma versão online em formado “minigame”.

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

A história do Tetris
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

2 comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    • Agradecemos enormemente o feedback Magno!
      Continuaremos criando, todos os dias, um texto novo falando de algum fato histórico interessante do universo da tecnologia da informação.
      Aos poucos vamos migrando o conteúdo já criado anteriormente, lá no Facebook e no Instagram, pra cá.
      Como nosso site é novo, qualquer problema identificado, avisa pra gente!