Alone in the Dark era lançado pela Infogrames Entertainment

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 01 de junho de 1992, a Infogrames Entertainment lançava o jogo Alone in the Dark, que completa hoje 30 anos!

O jogo nasceu quando o desenvolvedor francês Frédérick Raynal, funcionário da Infogrames, recebeu a tarefa de criar uma versão para PC do jogo Alpha Waves, um game 3D que a empresa tinha lançado em 1990 para o computador Atari ST. Ao terminar a empreitada, estava convencido de que poderia criar um novo jogo com personagens humanos animados em 3D. Nascia aí o “AITD”.

Aclamado pela crítica na época, é considerado o “pai” do estilo de jogos denominado “terror de sobrevivência”, que posteriormente teria inspirado a criação da popular série Resident Evil. Ele figura no livro Guinnes de Recordes como o “primeiro jogo de terror de sobrevivência 3D da história”.

Foi também um dos primeiros jogos a utilizar personagens e objetos tridimensionais, modelados por meio de polígonos e projetados sobre cenários estáticos em perspectiva (pré-desenhados). Isso criava uma ambientação cinematográfica com um realismo incrível e sem precedentes (para a época).

No jogo, o participante encarna um investigador (ou investigadora) de fenômenos paranormais que, no ano de 1925, tenta descobrir o mistério por trás do suicídio do proprietário da mansão “Derceto”, assombrada por uma força maligna. No desenrolar da partida, o jogador precisa resolver situações “quebra-cabeças”, ao mesmo tempo em que é atacado por fantasmas, zumbis e monstros.

A verão original foi portada para diversas plataformas, como o videogame 3DO, computadores Macintosh, Acorn, FM TOWNS e PC-98, além de uma versão iPhone em 2014.

O jogo se transformaria ainda em uma série, ganhando cinco outras versões: Alone in the Dark 2 (1993), Alone in the Dark 3 (1994), Alone in the Dark: The New Nightmare (2001), Alone in the Dark (2008) e Alone in the Dark: Illumination (2015).

Fundada em 1983 por Bruno Bonnell e Christophe Sapet, ao longo dos anos, a Infogrames adquiriria diversas outras empresas, entre elas a marca Atari (jogos) em 2001, da qual assumiu definitivamente o nome em 2009.

Pra matar a saudade:

Jogue aqui a versão original direto no seu navegador.


E você, jogou Alone in the Dark?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

Uma partida completa do jogo
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.