O anúncio do Microsoft Office de 1988

Em 01 de agosto de 1988, a Microsoft [1], durante a histórica feira de informática norte-americana COMDEX, fazia o anúncio do Microsoft Office.

Durante este anúncio, informou que este pacote conteria três dos aplicativos de sucesso da empresa: o Microsoft Word (editor de texto), Microsoft Excel (planilha eletrônica) e Microsoft Powerpoint (apresentações).

É fato que estes programas já existiam individualmente há algum tempo para diversos sistemas, como o MS-DOS e Macintosh [2]. O Word, por exemplo, teve sua primeira versão lançada lá em 1983 e rodava tanto em MS-DOS quando em XENIX (uma versão de sistema operacional UNIX [3]).

anúncio do Microsoft Office 2
Anúncio em revista

Contudo, e curiosamente, a primeira versão Office lançada foi para… o Mac da Apple [4]. Isso mesmo! 😊

A versão para o computador da Apple foi lançada um ano depois do anúncio, em 01 de agosto de 89. Talvez porque a interface gráfica do Mac já estivesse mais “madura” que o Windows, que ainda precisava de “melhorias”.

E versão MS Office 1.0 só sairia para a plataforma Windows em 19 de novembro de 1990, seis meses depois do lançamento do Windows 3.0, em 22 de maio de 1990.

anúncio do Microsoft Office 3
Versões originais

Outra curiosidade é que, nesta primeira versão do Office, os aplicativos tinham números de versão distintos: Word 1.1, Excel 2.0 e PowerPoint 2.0.

Observe que a versão do Word neste primeiro Office já era a 1.1. Por quê?

Por que antes do lançamento do Windows 3.0 (que era um requisito para rodar o Office 1.0) houve o lançamento preliminar do Word 1.0 “para Windows 2.0”, provavelmente aguardando um amadurecimento da interface gráfica na versão 3 do Windows.

anúncio do Microsoft Office 4
A versão 6 do Word nas duas plataformas

Nos anos seguintes, novas versões foram lançadas e gradativamente novos aplicativos iam sendo anexados ao pacote.

Durante um bom tempo, especialmente durante os anos 90 e início dos 2000, o pacote Office teve diversos concorrentes, como: Lotus SmartSuite, CompuWorks Office, Borland Office, Corel Office, Oracle Office, Star Office, entre outros, sem contar com dúzias de outros aplicativos “avulsos” para edição de textos, planilhas, banco de dados, etc.

Contudo, nenhum logrou sucesso nesta briga… tá, vai… talvez o Libre Office e OpenOffice… um pouco 😊

anúncio do Microsoft Office 5
Alguns dos concorrentes do Microsoft Office

Mas o pacote Microsoft Office prevalece até hoje como o mais utilizado.

Quer matar a saudade das antigas versões do Word? Neste endereço você consegue fazer o download de várias versões. Neste mesmo site estão disponíveis para download vários dos outros pacotes “Office” que concorreram com a Microsoft.

E você, qual foi a primeira vez que utilizou o Word ou o Excel?

A história do Office para Windows