A Atari Inc de 1972

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 27 de junho de 1972, Nolan Bushnell e Ted Dabney fundavam nos EUA a lendária Atari Inc.

Há exatos 50 anos!

A Atari é uma marca pioneira do universo dos games, até hoje presente na memória de todos aqueles que, em algum momento da vida, se interessaram por jogos eletrônicos. E mesmo aqueles que não se interessavam pelo tema, de alguma forma acabavam esbarrando em algum produto da empresa, seja nos seus momentos de lazer, seja por conta de algum familiar. 😊

Foi o sucesso do primeiro jogo criado por eles, o arcade “Pong”, o responsável por moldar a indústria dos videogames que viria a seguir.  

Além da versão “original”, seja no arcade ou na console doméstica, variações (clones) deste mesmo jogo também fizeram muito sucesso por aqui nos anos 70 e 80, com os diversos modelos do console “Telejogo” lançados.

Cinco anos depois de sua fundação, em 1977, a empresa lançaria seu maior sucesso: o Video Computer System (VCS), mais conhecido por nós brasileiros como o “Atari 2600”. Uma febre que tomou conta do mundo!

Mais que um videogame, o 2600 foi um símbolo cultural da década de 80 e está, sem dúvida, gravado nas recordações de todos os que hoje tem mais de 40 anos de idade.

Atari Inc fundada 2
Alguns dos seus jogos no MCCEmu

Aproveitando-se do sucesso obtido no mundo dos consoles, em 1979 a empresa entraria também no segmento de computadores pessoais, lançando seus modelos Atari 400 e Atari 800.

Em 1984, um ano depois da grande crise do mercado mundial de videogames, em decorrência de problemas financeiros, a Atari foi “fatiada” em empresas distintas, que passariam “de mão-em-mão” por diversas vezes nos anos seguintes.

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve algum videogame ou computador da Atari?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!


Vídeos(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

Ascensão e queda da Atari
O console que lançou uma indústria
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.