O Atari Portfolio de 1989

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em junho de junho de 1989, o Atari Portfolio, o primeiro PC “palmtop” da história, era lançado pela norte-americana Atari.

Este pequeno computador escondia, dentro de uma caixinha do tamanho de uma das antigas fitas de vídeo VHS, um completo micro compatível com o IBM PC original e que rodava o sistema operacional DIP-DOS versão 2.11, compatível com o MS-DOS.

O Portfolio vinha de fábrica com alguns aplicativos pré-instalados, como agenda de contatos, calculadora, agenda de compromissos, editor de textos e planilha eletrônica. Cartões de memória contendo aplicativos adicionais também estavam disponíveis para venda. Em tese, qualquer aplicativo desenvolvido para MS-DOS (em modo texto) e que realizasse suas operações através da BIOS (sem acesso direto ao hardware) funcionaria nele.

Contava com uma CPU 80C88 de 16 bits, rodando à 4,9MHz de velocidade, memória RAM de 128KB, memória ROM de 256KB (onde residiam o sistema operacional e alguns aplicativos) e um display monocromático tipo LCD com resolução de 240×64 pontos. Dispunha ainda de slot para cartões de expansão, mas que não era compatível com o padrão PCMCIA vigente. Diversos acessórios como modem, portas seriais e paralela, expansões de memória, foram comercializados.

atari portfolio 2
“Aparições” da Época

Curiosamente o computador não foi um dispositivo desenvolvido pela Atari, mas licenciado da empresa inglesa DIP Research Ltd, cujo modelo original tinha a denominação “DIP Pocket PC”.

Este computadorzinho aparece no filme “O Exterminador do Futuro 2”, na cena em que o ainda jovem John Connor “hackeia” o caixa eletrônico.

E você, usou algum palmtop similar?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!


Vídeos(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

O Atari Portfolio
Cena do filme “O Exterminador do Futuro 2” em que o Portofolio aparece.

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.