O computador Commodore 64 de 1982

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em agosto de 1982, a empresa norte-americana Commodore, a mesma do Amiga, lançava o seu novo computador Commodore 64.

O Commodore 64, ou simplesmente C64, foi um computador de 8 bits produzido pela empresa Commodore Business Machines (CBM), lançado por ela para suceder o VIC-20, outro de seus grandes sucessos. E a Commodore foi repleta deles!

Contava com uma CPU MOS 6510 rodando a uma frequência de 1,02MHz, memória RAM de 64KB, memória ROM de 20KB, processador de vídeo modelo “VIC-II” (com 16 cores e resolução máxima de 320×200) e processador de áudio modelo “SID” (com 3 canais de áudio, 9 oitavas e 4 formas de onda distintas).

computador Commodore 64 2
Alguns dos seus acessórios

Foi sem dúvida um dos computadores mais populares de todos os tempos, com participação de mais de 30% no mercado estadunidense, tendo vendido mais de 17 milhões de unidades em todo mundo e dispondo de uma biblioteca com mais de 10.000 softwares desenvolvidos.

Mas qual foi o segredo do seu sucesso?

Primeiro um belo projeto de engenharia, com novos chips criados para desempenhar funções dedicadas na geração de gráficos e sons, que desafogavam a CPU principal.

O segundo segredo era o total controle sobre os componentes usados no projeto, visto que a Commodore era dona da empresa MOS e fabricava seus próprios chips.

computador Commodore 64 3
Variantes do modelo

Por fim, uma excelente estratégia de marketing, que foi capaz e competente em “eliminar” a fronteira entre os videogames e os computadores.

Porque comprar um videogame se você pode ter um computador?”, diziam seus anúncios.

E esta bem sucedida estratégia teve, sem sombra de dúvidas, uma grande influência no “crash” do mercado de consoles de videogames de 1983 nos EUA.

computador Commodore 64 4
Variantes do modelo

A Commodore também travou com o micro TI-99/4A [1] da Texas Instruments (TI) uma das mais épicas batalhas de preço, briga essa que levou a TI a abandonar o mercado de computadores pessoais.

Teve ainda diversas outras “variantes” do modelo, como o Commodore MAX (versão de baixo custo focada em jogos), SX-64 (versão transportável com monitor e unidade de disco integrados), PET/Educator 64 (versão desktop com monitor integrado destinada ao mercado educacional), C64 Games System (console de videogame baseada no C64) e C64C (versão com gabinete modernizado no estilo do modelo C128)

Mesmo tendo lançado outros modelos mais evoluídos, como a linha Amiga [2], ele fazia tanto sucesso que a empresa só interrompeu a fabricação do C64 em 1994, quando foi à falência.

computador Commodore 64 5
O Commodore 64 no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve algum computador Commodore?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

A história do C64:
Os 100 melhores jogos do C64 em 10 minutos
Ousado comercial de 1982
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.