A Cyrix lançava o 6x86MX (M2) em 1997

Em 30 de maio de 1997, a fabricante norte-americana de microprocessadores Cyrix lançava o 6x86MX (M2), há 25 anos atrás!

A empresa, que era subsidiária da gigante dos microchips Texas Instruments, nesta data lançava sua nova CPU, visando competir com o “Pentium MMX”, da arquirrival Intel.

A “corrida” dos concorrentes começou logo depois da Intel anunciar que estava trabalhando no sucessor do Pentium. Assim, AMD e Cyrix começaram a disputar quem lançaria a primeira versão “alternativa”.

Até que em abril do ano de 1997, a AMD parecia ter ganho esta corrida, ao anunciar o lançamento do seu microprocessador K6.

Mas a Cyrix tinha uma surpresa…. Pouco mais de 1 mês depois da AMD, a Cyrix surge com sua nova CPU de 6ª geração, sem avisos e para a surpresa de todos.

Utilizando 6.500.000 transistores em sua construção, o 6x86MX, além de incluir as instruções MMX, trazia ainda outras melhorias em relação ao 6×86 original. Entre outras novidades, incrementou a memória cache com um tamanho quatro vezes maior (64KB), melhorou o projeto resultando em um ganho substancial de performance em operações de 32bits, tudo isso ainda mantendo seu preço super competitivo em relação aos concorrentes.

Cyrix lancava o 6x86MX 2
As variantes MII

Em linhas gerais era um bom microprocessador, possuindo uma performance com cálculos envolvendo números inteiros superior aos concorrentes. Contudo, ainda carecia de uma melhor unidade para operações de ponto flutuante, o que prejudicava em muito os resultados dos testes comparativos em operações que envolviam cálculos mais complexos.

Considerando que o nome 6x86MX não dizia muita coisa para os usuários, algum tempo depois foi rebatizado como “M2”, a fim de concorrer com o Pentium II da Intel.

Ao logo de sua existência, teve versões trabalhando entre 133 e 300MHz de frequência de clock.

A IBM também comercializou este mesmo processador com a sua própria marca. Anos depois a Cyrix viria a ser comprada pela VIA.

E você, teve um computador com este processador?