IBM PS/2 Modelo 70 de 1988

Em 02 de junho de 1988, era lançado o IBM PS/2 modelo 70, da sua nova linha de computadores pessoais.

A linha “Personal System/2”, ou simplesmente PS/2 como ficou mais conhecida, foi a segunda família de computadores pessoais da gigante IBM.

Quando da criação do IBM PC, a Big Blue optou por adotar um padrão “aberto” em sua arquitetura, acreditando cegamente na sua histórica hegemonia e superioridade como marca. Este fato resultou na criação de diversos produtos concorrentes, que acabaram minando as expectativas de mercado da empresa.

Como forma de retomar o controle das futuras gerações, introduziram em 1987 a linha PS/2, agora adotando uma arquitetura proprietária.

Esta arquitetura, que chegava para substituir seus antecessores PC, XT e AT, prometia rodar os softwares dos seus antepassados, mas não era compatível com os hardwares “IBM PC Compatíveis” já criados até então.

Ela foi ainda responsável por introduzir inovações como drives de disquetes de 1,44Mb, módulos de memória RAM de 72 vias, as famosas portas PS/2 de teclado e mouse, o padrão de vídeo VGA e o barramento de dados Microcanal (MCA) muito superior ao ISA existente na época.

No segundo ano de existência da linha, o Modelo 70 chegava com versões tendo como “motor” o processador Intel 80386DX (rodando em velocidades de 16, 20 e 25MHz) ou ainda o 80486DX (em 25MHz). Equipado com 2MB de memória RAM e um disco rígido de 120MB, custava a bagatela de US$ 11.300!!! Um computador para poucos. Quer um monitor VGA colorido? Mais US$ 600…

Nesta mesma data também foram lançados os modelos “25 Lan Station” e o “50Z”.

Usou algum computador da linha PS/2?

Vídeos:

Restaurando um IBM PS/2 modelo 70