Em 02 de junho de 1988, a gigante IBM acrescentava um novo modelo em sua linha PS/2 de computadores pessoais, com o lançamento do microcomputador IBM PS/2 modelo 70.

A linha “Personal System/2”, ou simplesmente PS/2 como ficou mais conhecida, foi a segunda família de computadores pessoais da IBM.

microcomputador IBM PS/2 Modelo 70 2
Vista traseira

Quando da criação do IBM PC lá em 1981, a Big Blue optou por adotar um padrão “aberto” em sua arquitetura, acreditando cegamente na sua histórica hegemonia e superioridade como marca.

Esta escolha resultaria na criação de diversos produtos concorrentes, que acabariam minando as expectativas de dominar o mercado da empresa.

Como forma de retomar o controle das futuras gerações, introduziram em 1987 a linha PS/2, agora adotando uma arquitetura proprietária.

microcomputador IBM PS/2 Modelo 70 3
Vista interna, onde o processador i386 aparece à esquerda

Esta arquitetura, que chegava para substituir seus antecessores IBM PC, IBM PC/XT e IBM PC/AT, prometia rodar os softwares dos seus antepassados, mas não suportava os hardwares “IBM PC Compatíveis” já criados até então.

Ela foi ainda responsável por introduzir inovações como drives de disquetes de 1,44Mb, módulos de memória RAM de 72 vias, as famosas portas PS/2 de teclado e mouse, o padrão de vídeo VGA e o barramento de dados Microcanal (MCA), muito superior ao ISA existente na época.

microcomputador IBM PS/2 Modelo 70 4
Revista da época

No segundo ano de existência da linha, o IBM PS/2 Model 70 chegava com versões tendo como “motor” o microprocessador Intel 80386DX (rodando em velocidades de 16, 20 e 25MHz) ou ainda o Intel 80486DX (em 25MHz).

Equipado com 2MB de memória RAM e um disco rígido de 120MB, custava a bagatela de US$ 11.300 !!! Um computador para poucos… Queria um monitor VGA colorido? Mais US$ 600…

Nesta mesma data também foram lançados os modelos “IBM PS/2 model 25 Lan Station” e o “IBM PS/2 model 50Z”.

E você, usou algum computador da linha PS/2?

Vídeos:

Restaurando um IBM PS/2 modelo 70
Modelos 50 e 70 comparados lado a lado
Comercial “IBM PS/2 it!” da época

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!