O lançamento do Microsoft Windows 2.1 de 1988

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 27 de maio de 1988, a famosa empresa de softwares norte-americana Microsoft fazia o lançamento do Microsoft Windows 2.1, sua interface gráfica de usuário.

OK, certo… Este Windows não era bem um “sistema operacional”, mas sim uma interface gráfica bem simplória para usar o computador, e que ainda dependia do sistema MS-DOS para funcionar. Foi, contudo, a primeira versão a suportar o padrão VGA de placas de vídeo, a ter janelas que podiam se sobrepor (isso era novidade!) e a exigir um disco rígido para ser instalada (as anteriores ainda podiam rodar direto do disquete).

Ele chegava em duas variantes. A primeira, para os computadores com processadores Intel 80286 (Windows/286) de 16 bits. Esta variante contava agora com o módulo de software HIMEM.SYS, que permitia ao sistema acessar uma quantidade de memória RAM um pouco maior (High Memory Area), liberando as porções inferiores da memória para aplicações do DOS.

A segunda versão, para os modernos Intel 80386 (Windows/386), já se aproveitava dos novos recursos desse processador de 32bits, como a possibilidade de executar simultaneamente vários programas MS-DOS (multitarefa).

Mas você não se lembra de ter usado o Windows 2.1, não é? Não se culpe se não se lembrar. 😊 A grande maioria das pessoas só começou a usar o Windows em sua versão 3.

Pra matar a saudade:

Tem curiosidade de conhecer ou quer matar a saudade dessa antiga versão do Windows?  Acesse este endereço e você irá encontrar uma máquina virtual que executa a versão 2 em um emulador online, rodando direto no seu navegador.

Após o “computador virtual” inicializar, basta executar o comando “win386” para carregar a magnífica versão do Windows. 😊

Ahh.. mas se a sua saudade é a do Windows 3.1, ele também está disponível aqui neste outro endereço.


E você? Qual foi a primeira versão do Windows que você usou?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):
Um tour pelo Windows 2.1

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.