O lançamento do Microsoft Windows 2.1 de 1988

Em 27 de maio de 1988, a famosa empresa de softwares norte-americana Microsoft fazia o lançamento do Microsoft Windows 2.1, sua interface gráfica de usuário.

OK, certo… Este Windows não era bem um “sistema operacional”, mas sim uma interface gráfica bem simplória para usar o computador, e que ainda dependia do sistema MS-DOS para funcionar. Foi, contudo, a primeira versão a suportar o padrão VGA de placas de vídeo, a ter janelas que podiam se sobrepor (isso era novidade!) e a exigir um disco rígido para ser instalada (as anteriores ainda podiam rodar direto do disquete).

Ele chegava em duas variantes. A primeira, para os computadores com processadores Intel 80286 (Windows/286) de 16 bits. Esta variante contava agora com o módulo de software HIMEM.SYS, que permitia ao sistema acessar uma quantidade de memória RAM um pouco maior (High Memory Area), liberando as porções inferiores da memória para aplicações do DOS.

A segunda versão, para os modernos Intel 80386 (Windows/386), já se aproveitava dos novos recursos desse processador de 32bits, como a possibilidade de executar simultaneamente vários programas MS-DOS (multitarefa).

Mas você não se lembra de ter usado o Windows 2.1, não é? Não se culpe se não se lembrar. 😊 A grande maioria das pessoas só começou a usar o Windows em sua versão 3.

Pra matar a saudade:

Tem curiosidade de conhecer ou quer matar a saudade dessa antiga versão do Windows?  Acesse este endereço e você irá encontrar uma máquina virtual que executa a versão 2 em um emulador online, rodando direto no seu navegador.

Após o “computador virtual” inicializar, basta executar o comando “win386” para carregar a magnífica versão do Windows. 😊

Ahh.. mas se a sua saudade é a do Windows 3.1, ele também está disponível aqui neste outro endereço.

E você? Qual foi a primeira versão do Windows que você usou?

Um tour pelo Windows 2.1