O Microdigital TK-90X lançado em 1985

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em junho de 1985, o Microdigital TK-90X era lançado pela empresa brasileira Microdigital Eletrônica Ltda.

A Microdigital, fundada no ano de 1981, em São Paulo, pelos irmãos George e ‘T’omas ‘K’ovari (olha de onde veio a sigla “TK” 😊), já havia lançado diversos modelos de computadores como os TK-82, TK-83, TK-85 e TK-2000, obtendo relativo sucesso. Todos “clones” de modelos existentes fora do país.

Mas foi com o TK-90X que a empresa realmente “bombou”. Tratava-se de mais um clone, agora do bem sucedido computador britânico Sinclair ZX Spectrum, capaz de gerar imagens coloridas, muito superiores àquelas P&B dos primeiros modelos dos “TK”.

E já chegava com uma biblioteca de aplicativos e jogos gigantesca, herdada do modelo original, o que sem dúvida era um enorme apelo comercial.

Contava com um microprocessador de 8bits Zilog Z-80A, rodando a 3,58MHz de velocidade, memória RAM de 16 ou 48KB, memória ROM de 16KB, interpretador de linguagem BASIC residente. teclado tipo “chiclete” com 40 teclas de borracha, slot de expansão, conexões para gravador K7, Joystick, TV e fonte de alimentação.

Microdigital TK-90X 2
Anúncios do lançamento

Aqui vale salientar um grande feito da Microdigital ao criar sua cópia do ZX Spectrum: realizar engenharia reversa do chip de nome “ULA”, criado especificamente pela Sinclair para o modelo original e que não era comercializado para outras empresas.

Mas embora prometesse total compatibilidade com o ZX Spectrum original, na prática, as coisas não eram bem assim…

Isso porquê a Microdigital fez mudanças na programação da ROM do computador que acabaram gerando algumas incompatibilidades com o modelo original, muito embora também trouxessem melhorias, como a criação de novos comandos e a interessante funcionalidade de poder reprogramar os caracteres.

Apesar do grande sucesso de vendas, tanto no Brasil quando em outros países da América do Sul, sua existência foi eclipsada pelo lançamento, no mesmo ano, de versões nacionais da linha japonesa MSX, bem superior em recursos. Isso fez com que o TK-90X e seu sucessor TK-95 (lançado no ano seguinte) não sobrevivessem por muito tempo.

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

Microdigital TK-90X 3
Um Microdigital TK-90X virtual rodando no MCCEmu


E você, teve um TK-90X ou TK-95?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!


Vídeos(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

50 jogos em 10 minutos
Nossos amigos do site Retrópolis entrevistam Cláudio Cassens, ex-funcionário que conta a história da Microdigital
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.