O Microsoft BASIC-86 16bits de 1979

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 18 de junho de 1979, a Microsoft lançava a versão do seu interpretador Microsoft BASIC-86 16bits, para computadores com o processador Intel 8086.

Desde a sua introdução com a primeira versão em 1975, para o computador Altair 8800, “alguma” versão do MS-BASIC já estava presente em mais de 200mil computadores com processadores Zilog Z-80 e Intel 8080 de 8bits.

A empresa anunciava agora uma nova versão para os modernos microprocessadores 8086 da Intel, já se beneficiando do poder de fogo do universo dos 16bits.

Além de uma série de novidades e melhorias, garantia ainda total compatibilidade com programas já escritos para computadores com processadores Intel 8080, o que era um enorme apelo.

Mas a despeito da relevância do fato do lançamento da nova versão do BASIC em si, o grande “ganho” para a Microsoft ainda estaria por vir….

O desenvolvimento do BASIC-86 os aproximou da empresa Seattle Computer Products (SCP), que tinha acabado de desenvolver um dos primeiros computadores PC utilizando o novo processador Intel 8086.

A maioria dos usuários de microcomputadores pessoais desta época adotava um Sistema Operacional de Disco (DOS) denominado “CP/M”, produzido pela empresa Digital Research. Este DOS dominava o mercado na época, se tornando um padrão “de fato” nos computadores com CPUs Intel 8080 e Zilog Z-80.

Microsoft BASIC-86 2
O MS-BASIC estava presente na maioria dos computadores

Era natural então que todos estivessem aguardando a versão 8086 do CP/M para atualizar seus computadores… mas ele não saía…

A SCP, em 1980, em função do atraso da versão x86 do CP/M, foi forçada a criar seu próprio DOS, batizado de QDOS (Quick and Dirty Operating System). No fundo, era um clone do CP/M, dado que era o sistema que todos curtiam.

Nesta mesma época, a gigante IBM também buscava um DOS para embarcar no seu novo projeto, o IBM PC. E sofriam também com o atraso do CP/M-86.

À Microsoft, que já vinha negociando com a IBM a inclusão dos seus pacotes de aplicativos no novo PC, coube “ligar os pontinhos”…

Adivinhem de quem a Microsoft comprou um “DOS” (na moita) para depois mostrar para IBM que ela própria tinha desenvolvido um sistema operacional para o novo PC IBM? Então…  da Seattle Computer Products 😉. E assim nascia o império…

Pra matar a saudade:

Mate a saudade com este emulador online que roda direto no seu navegador.


E você, programou em BASIC no passado?

No menu “Samples” existem vários exemplos. Basta clicar “play” para executar. 😊

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!


Vídeos(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

BASIC, a linguagem de programação da década de 1980
Bill Gates fala da criação do BASIC do Altair 8080
Harry Lewis mostra o código fonte original do MS-BASIC
A Microsoft Compra o DOS – antológica cena do filme “Os Piratas do Vale do Silício”:
Mais em:

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.