Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 18 de junho de 1979, a Microsoft lançava a versão do seu interpretador Microsoft BASIC-86 16bits, para computadores com os microprocessadores Intel 8086 e Intel 8088.

Desde a sua introdução com a primeira versão em 1975, para o computador Altair 8800, “alguma” versão do MS-BASIC já estava presente em mais de 200mil computadores com processadores Zilog Z-80 e Intel 8080 de 8bits.

Microsoft BASIC-86 16bits 2
A primeira versão do MS-BASIC, de 1975, foi para o computador Altair 8080

A empresa anunciava agora uma nova versão para os modernos microprocessadores baseados em microprocessadores da família Intel x86, já se beneficiando do poder de fogo do universo dos 16bits.

Além de uma série de novidades e melhorias, garantia ainda total compatibilidade com programas já escritos para computadores com processadores Intel 8080, o que era um enorme apelo.

Mas a despeito da relevância do fato do lançamento da nova versão do BASIC em si, o grande “ganho” para a Microsoft ainda estaria por vir….

Isso porque o desenvolvimento da nova versão BASIC-86 os aproximou da empresa Seattle Computer Products (SCP), que tinha acabado de produzir um dos primeiros computadores PC utilizando o novo processador Intel 8086 de 16 bits, no qual o BASIC-86 também viria a rodar.

Microsoft BASIC-86 16bits 3
Anúncio do PC 8086 da Seattle Computer Products

Nesta época, a maioria dos usuários de microcomputadores pessoais de 8bits adotava um Sistema Operacional de Disco (DOS) denominado “CP/M”, produzido pela empresa Digital Research (DRI).

Este DOS dominava o mercado naquele momento, sendo um padrão “de fato” para os computadores com CPUs Intel 8080 e Zilog Z-80. E o Microsoft BASIC para estas plataformas ia muito bem.

Agora que o mundo começava a contar com computadores baseados em microprocessadores Intel de 16bits, era natural então que todos estivessem aguardando a versão 8086 do sistema CP/M (o CP/M-86) para atualizar seus computadores… mas ele não saía…

A SCP, em 1980, em função do atraso do CP/M-86, foi forçada a criar seu próprio DOS, batizado de QDOS (Quick and Dirty Operating System). No fundo, era um clone do CP/M, dado que era este o sistema que todos curtiam.👍

Microsoft BASIC-86 16bits 4
O MS-BASIC estava presente na maioria dos computadores

Nesta mesma época, a gigante IBM também buscava um DOS para embarcar no seu novo projeto, o IBM PC. E sofriam também com o atraso do CP/M-86.

À Microsoft, que já vinha negociando com a IBM a inclusão dos seus pacotes de aplicativos no novo PC, coube “ligar os pontinhos”…

hummm… a SCP tem um DOS-86… sou amigo da SCP… e a IBM quer um DOS-86…

Adivinhem agora de quem a Microsoft comprou um “DOS” (na moita) para depois mostrar para IBM que ela própria tinha desenvolvido um sistema operacional para o novo PC IBM?

Então…  da Seattle Computer Products 😉.

E assim nascia o império Microsoft…

Para conhecer ou relembrar:

Mate a saudade com este emulador online de um interpretador BASIC que roda direto no seu navegador.

No menu “Samples” existem vários exemplos de programas prontos. Basta clicar “play” para executar. 😊


E você, programou em BASIC no passado?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

BASIC, a linguagem de programação da década de 1980
Bill Gates fala da criação do BASIC do Altair 8080
Harry Lewis mostra o código fonte original do MS-BASIC
A Microsoft Compra o DOS – antológica cena do filme “Os Piratas do Vale do Silício”:
Mais em:

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *