Newton, assistente pessoal digital da Apple, era anunciado em 1992

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 29 de maio de 1992, o Newton, assistente pessoal digital da Apple, era anunciado.

Ele faz 30 anos!

Sua apresentação foi realizada na Consumer Electronics Show (CES) de Chicago, famosa feira norte-americana de eletrônicos de consumo, pelo presidente da empresa na época, John Sculley.

Na oportunidade, Sculley comentava aos repórteres presentes que o Newton era “nada menos que uma revolução!”. Importante analisarmos aqui o contexto da época: a expressão “assistente digital pessoal” (PDA) era um conceito desconhecido. Ninguém tinha um PDA. O próprio termo tinha sido apresentado por Sculley meses antes na CES de Las Vegas, o que vinha fazendo a mídia especializada especular sobre o assunto. Mas naquela época tudo tinha ficado apenas “no conceito”.

Newton assistente pessoal digital PDA da Apple era anunciado B
Anúncios da Época

Só que agora, em Chicago, ele não veio “falar” do PDA mais uma vez. Ele trouxe um debaixo do braço pra mostrar. Tudo bem, era só um protótipo daquilo que só seria comercializado no ano seguinte, mas serviu para mostrar o que estaria por vir. Um dos desenvolvedores do equipamento realizou, inclusive, uma demonstração de como seria pedir uma pizza apenas clicando em ícones na tela e enviando o pedido via FAX. E a feira parou para ver esta incrível novidade. “Como assim, não vou mais precisar ligar pra pedir uma pizza?”😊. Importante lembrar que nessa época não existiam smartphones nem internet móvel.  

Com tela sensível ao toque e um sistema de reconhecimento de escrita que permitia ao usuário escrever diretamente na tela usando uma caneta especial, foi uma enorme promessa, criando grande expectativa no mercado.

Mas passado mais de um ano depois do anúncio, após começarem as vendas, os usuários perceberam que a interface ainda tinha muitos problemas e o reconhecimento da escrita não era bem uma “Brastemp”, o que fez com que ele nunca chegasse a ser um grande sucesso comercial. Contudo, foi mantido em catálogo por 6 anos, sendo aposentado por Steve Jobs em 1998.

Foi um produto inovador e até certo ponto incompreendido por estar à frente do seu tempo.

E você, usou algum dispositivo Newton?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

Comerciais da época
O Apple Newton
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.