O Apple II começava a ser vendido em 1977

Em 05 de junho de 1977, o lendário Apple II começava a ser vendido, há 45 anos.

Anunciado dois meses antes, durante a primeira “Feira de Computadores da Costa Oeste”, onde causou enorme alvoroço, foi o primeiro computador realmente “popular” da empresa, chegando para assumir o lugar do pioneiro Apple I.

Contava com o microprocessador MOS 6502 rodando a 1Mhz, memória RAM de 4KB (podendo chegar a 48KB), memória ROM de 12KB (onde residia também o interpretador de linguagem BASIC), teclado integrado, saída para monitor ou TV capaz de gerar imagens com até 16 cores, saída de áudio e interface para gravador k7. Posteriormente ganharia unidades de disquetes.

Tendo como um dos pontos fortes a capacidade de expansão, característica que foi um dos seus pilares desde sua concepção, contava também com 8 slots de expansão internos, possibilitando aos usuários adicionar mais recursos apenas “espetando” novas placas.

Foi vendido originalmente por US$ 1298 (modelo com 4k de RAM) e US$ 2638 (com 48k da RAM). Além do grande mercado entre os entusiastas dos computadores, o Apple II também teve boas vendas no segmento educacional, com muitas escolas o adotando em suas aulas de informática.

Apple II comecava a ser vendido
Anúncios da época

Dois anos depois, em 1979, com o lançamento do aplicativo Visicalc (a primeira “killer app”), o Apple II experimentou um “boom” de mercado, fato que chamou a atenção dos grandes fabricantes para o emergente segmento dos “computadores pessoais” (antes tidos como “brinquedos”). Dentre estes fabricantes estava a gigante IBM, que pouco tempo depois lançaria o primeiro PC.

Dois anos depois, o Apple II receberia um “upgrade” com o lançamento do modelo II+.

Há alguma controvérsia acerca da data de início de comercialização, com algumas fontes de informação relatando também o dia 10 de junho.

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

Teve um Apple II ou algum de seus “clones”?

Videos(s):

Entrevista com Steve Wozniak, o criador do Apple II