O Apple II começava a ser vendido em 1977

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 05 de junho de 1977, o lendário Apple II começava a ser vendido, há 45 anos.

Anunciado dois meses antes, durante a primeira “Feira de Computadores da Costa Oeste”, onde causou enorme alvoroço, foi o primeiro computador realmente “popular” da empresa, chegando para assumir o lugar do pioneiro Apple I.

Contava com o microprocessador MOS 6502 rodando a 1Mhz, memória RAM de 4KB (podendo chegar a 48KB), memória ROM de 12KB (onde residia também o interpretador de linguagem BASIC), teclado integrado, saída para monitor ou TV capaz de gerar imagens com até 16 cores, saída de áudio e interface para gravador k7. Posteriormente ganharia unidades de disquetes.

Tendo como um dos pontos fortes a capacidade de expansão, característica que foi um dos seus pilares desde sua concepção, contava também com 8 slots de expansão internos, possibilitando aos usuários adicionar mais recursos apenas “espetando” novas placas.

Foi vendido originalmente por US$ 1298 (modelo com 4k de RAM) e US$ 2638 (com 48k da RAM). Além do grande mercado entre os entusiastas dos computadores, o Apple II também teve boas vendas no segmento educacional, com muitas escolas o adotando em suas aulas de informática.

Apple II comecava a ser vendido
Anúncios da época

Dois anos depois, em 1979, com o lançamento do aplicativo Visicalc (a primeira “killer app”), o Apple II experimentou um “boom” de mercado, fato que chamou a atenção dos grandes fabricantes para o emergente segmento dos “computadores pessoais” (antes tidos como “brinquedos”). Dentre estes fabricantes estava a gigante IBM, que pouco tempo depois lançaria o primeiro PC.

Dois anos depois, o Apple II receberia um “upgrade” com o lançamento do modelo II+.

Há alguma controvérsia acerca da data de início de comercialização, com algumas fontes de informação relatando também o dia 10 de junho.

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

Teve um Apple II ou algum de seus “clones”?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Videos(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

Entrevista com Steve Wozniak, o criador do Apple II
50 jogos do Apple II em 2 minutos



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.

Mais em:

Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.