O conjunto de comandos AT para modems de 1983

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 07 de junho de 1983, o conjunto de comandos AT para modems era patenteado.

Neste dia, Michael D. Eaton recebe a patente registrada sob o nº 4.387.440 (submetida três anos antes, em março de 1980), lhe assegurando os direitos pela criação do conjunto de comandos AT para modems.

A denominação “modem” vem da expressão “MODulador-DEModulador” e designa um aparelho que é capaz de transformar sinais digitais, oriundos de um computador, em analógicos, para que assim possam ser enviados por um meio de comunicação, como uma linha telefônica.

Numa época em que a “banda larga” era um sonho distante e “wi-fi” nem se imaginava, as conexões dos computadores pessoais ao mundo exterior eram feitas através das linhas fixas de telefone, com o auxílio de um modem.

Eles foram muito utilizados nos anos 80 e 90 para acessar os “BBSs” (de Bulletin Board System), que eram servidores (muitos caseiros) nos quais nos conectávamos para acessar conteúdos que só existiam ali, como programas, fotos, etc. Tempos depois, com o advento da internet comercial, estes mesmos dispositivos foram usados para conexão aos primeiros provedores de internet.

O conjunto de comandos AT funciona como uma espécie de “linguagem” com a qual o usuário se comunica com o modem, dando uma certa inteligência a ele. Através de um software “terminal” (como os saudosos Telix, Telemate e Hyperterminal), o operador pode inserir os comandos e obter respostas do equipamento, como se estivesse operando um computador. Assim, os modems podem ser configurados e também instruídos a realizar as operações desejadas, como fazer uma chamada, receber um fax, etc…

Algum tempo depois da entrada com o pedido, a empresa norte-americana Hayes Corporation viria a adquirir esta patente, que se tornaria um padrão mundial, conhecido como “Comandos Hayes” para modems, até hoje utilizado.

Se você for uma pessoa curiosa, veja a íntegra do documento original de patente: 😊

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Usou algum modem com comandos Hayes AT?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Video(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

A evolução dos modems ao longo dos anos. As legendas são um show à parte.



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.