O microprocessador Intel 8086 de 1978

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 08 de junho de 1978, o microprocessador Intel 8086, codinome iAPX 86, era apresentado ao mercado pela Intel, a gigante dos microchips.

O i8086 é um microprocessador com arquitetura interna de 16bits (ou 16 dígitos binários), cujo desenvolvimento iniciado em 1976 partiu do status de “tapa-buraco-temporário”, para originar toda uma família de sucesso de CPUs, que estão até hoje entre nós sob a denominação “x86 compatível”.

A história contada é que a Intel vinha trabalhando desde 1975 em um microprocessador avançado de 32bits (codinome iAPX 432), mas que teve dificuldades técnicas no seu desenvolvimento. Percebendo a provável demora do projeto, a direção da empresa precisava lançar “algo” no mercado para suceder os bem sucedidos 8080 e 8085, a fim de não ficar para trás na corrida contra as empresas Zilog, Texas Instruments, Motorola e National, fabricantes de microprocessadores concorrentes na época.

Dada toda a pressão dessa urgência, reza a lenda que, em apenas três semanas, dois engenheiros da Intel teriam concebido o projeto do 8086.

microprocessador 8086 2
Anúncios do 8086 da época

Construído com 29mil transistores e com opções de velocidades de 5, 8 e 10Mhz, o 8086 possui uma estrutura interna com uma unidade lógica e aritmética, registradores e instruções capazes de manipular dados em blocos (palavras) de 16bits e capacidade para endereçar até 1MB de memória (20bits), uma enormidade para a época.

No ano seguinte, uma versão simplificada com conexões externas em 8bits, o 8088, foi lançada, com o objetivo de baratear os custos do desenvolvimento dos computadores, visto que a indústria ainda projetava custos elevados para fabricar placas que suportassem uma arquitetara 16bits. E foi exatamente ele o escolhido para ser o cérebro do primeiro IBM PC.

E o iAPX 432, só lançado em 1981, foi um dos maiores fiascos da Intel.


E você, teve algum computador com o intel 8086?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.