Os processadores Intel Core 2 de 2006

Em 27 de julho de 2006, a Intel lançava sua família de processadores Intel Core 2, de 64 bits, abandonando a marca “Pentium” como sua linha principal.

A linha chegava para reagrupar as diferentes denominações criadas na geração Pentium [1] para os diversos segmentos (desktop, portáteis, etc), fazendo com que todas se acomodassem novamente sob um único “nome”.

Muito embora tenha sido lançado depois do Pentium 4 (P4) [2], sua tecnologia era fortemente baseada no modelo Pentium III [3], com muitos incrementos, claro. O principal deles foi a quebra do paradigma do “clock”.

Até o seu antecessor P4, a Intel focava sua evolução num aumento da velocidade de clock, mesmo que ao custo de um maior consumo de energia.

Nesta nova linha, buscaram ganhos de performance por meio de melhorias nos barramentos, memórias cache e outros aspectos da arquitetura.

Outro quesito no qual a linha avançou foi no consumo de energia, chegando a consumir 40% menos de energia que a geração Pentium anterior.

processadores Intel Core 2 2
Uma grande variedade de modelos foi produzida

Foram comercializados quatro modelos básicos: Core 2 Duo (dois núcleos), Core 2 Quad (quatro núcleos), Core 2 Extreme (alta performance) e Core 2 Solo (apenas um núcleo), com velocidades (frequências) de clock de 1066 MHz a 3500MHz.

A linha Core 2 foi também a responsável por originar as conhecidas famílias que o sucederiam: Core i3 [4], Core i5 e Core i7 [5], lançados dois anos depois.

Contudo, mesmo com o advento dessas novas linhas, dado seu sucesso, a linha Core 2 continuaria sendo comercializada até 2011.

Foi também a linha Core 2 a responsável por outra mudança radical no mundo dos computadores: foi ela que passou a “empurrar” os Macs quando a Apple anunciou, em 2006, que abandonaria as CPUs PowerPC [6] em seus computadores e passaria a adotar a Intel como fornecedora.

E você, teve algum computador que usasse a CPU Core 2?

Steve Jobs divulga migração da Apple para a Intel