Em 30 de junho de 1945, o primeiro “draft” do relatório sobre o EDVAC era publicado nos EUA.

O Electronic Discrete Variable Automatic Computer – EDVAC (Computador Eletrônico de Variáveis Discretas), um dos primeiros computadores eletrônicos da história, foi concebido por encomenda do Laboratório de Pesquisa em Balística do Exército norte-americano.

Teve sua proposta original feita pela mesma dupla que criou o lendário “ENIAC” (cujo nome inspirou até personagem de quadrinhos): o físico John William Mauchly e o engenheiro eletricista John Adam Presper Eckert Jr.

Mas para a construção deste novo projeto Mauchly e Eckert convidaram, como consultor, ninguém menos que o matemático John von Neumann, que viria futuramente a receber o título de “pai dos computadores modernos”.

Na data de hoje, em 1945, no documento intitulado First Draft of a Report on the EDVAC (Primeiro Rascunho de um Relatório Sobre o EDVAC), von Neumann (um judeu húngaro naturalizado americano) faz a primeira descrição do computador pretendido, justificando as escolhas de projeto feitas.

Apresenta no texto proposições que viriam a ser a base para todos os computadores que conhecemos hoje, estrutura que ficou conhecida como “Arquitetura von Neumann”.

Sua principal premissa é a de se ter dados e programas armazenados em uma mesma memória “rápida”, em contraste à arquitetura “Harvard” que sugere espaços de memória distintos para cada um destes elementos. Este documento é tido, por muitos pesquisadores, como o primeiro a discutir as vantagens de se ter uma única memória central.

Nele também se propõe o uso da lógica binária em seus circuitos, além de uma unidade de controle (CPU), uma unidade lógica e aritmética (ALU), dispositivos de entrada/saída (I/O) e unidades de armazenamento externo.

A proposta de uso da lógica binária, inclusive, diferia em muito daquilo que tinha sido pensado para o ENIAC, outro computador do qual von Neuman também participou do projeto, e que usava lógica decimal.

Assim como vários dos primeiros computadores, ambos ENIAC e EDVAC tinham fins militares. Nesta mesma linha, von Neumann também participaria do “Projeto Manhattan” (aquele que criou a bomba atômica).

Ele teria também a “paternidade” de outro ramo da ciência, que viria a ser utilizada futuramente nas mais diversas áreas de conhecimento humano como economia, matemática, política, filosofia, medicina, administração, evolução das espécies, marketing, etc: a teoria dos jogos.

Resumindo… Um gênio.

Leia a íntegra do texto de von Neumann, publicado pela revista do IEEE em 1993:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

E você, qual foi primeiro computador que você conheceu na sua vida?

Documentário “Pioneiros dos Computadores”, com entrevista de Presper Eckert falando da criação do ENIAC, EDVAC, entre outros.