Em 30 de junho de 1945, o primeiro “draft” (rascunho) do relatório sobre o computador EDVAC era publicado nos EUA.

O Electronic Discrete Variable Automatic Computer EDVAC (Computador Eletrônico de Variáveis Discretas), um dos primeiros computadores eletrônicos da história, foi concebido por encomenda do Laboratório de Pesquisa em Balística do Exército norte-americano.

computador EDVAC 2
Capa do original do histórico relatório

Teve sua proposta original feita pela mesma dupla que criou o lendário “ENIAC” (cujo nome inspirou até personagem de quadrinhos): o físico John William Mauchly e o engenheiro eletricista John Adam Presper Eckert Jr.

Mas para a construção deste novo projeto Mauchly e Eckert convidaram, como consultor, ninguém menos que o matemático John von Neumann, que viria futuramente a receber o título de “pai dos computadores modernos”.

Na data de hoje, em 1945, no documento intitulado First Draft of a Report on the EDVAC (Primeiro Rascunho de um Relatório Sobre o EDVAC), von Neumann (um judeu húngaro naturalizado americano) faz a primeira descrição do computador pretendido, justificando as escolhas de projeto feitas.

computador EDVAC 3
O EDVAC em operação

Apresenta no texto proposições que viriam a ser a base para todos os computadores que conhecemos hoje, estrutura que ficou conhecida como “Arquitetura von Neumann”.

Sua principal premissa é a de se ter dados e programas armazenados em uma mesma memória “rápida”, em contraste à arquitetura “Harvard” que sugere espaços de memória distintos para cada um destes elementos. Este documento é tido, por muitos pesquisadores, como o primeiro a discutir as vantagens de se ter uma única memória central.

Nele também se propõe o uso da lógica binária em seus circuitos, além de uma unidade de controle (CPU), uma unidade lógica e aritmética (ALU), dispositivos de entrada/saída (I/O) e unidades de armazenamento externo.

A proposta de uso da lógica binária, inclusive, diferia em muito daquilo que tinha sido pensado para o ENIAC, outro computador do qual von Neuman também participou do projeto, e que usava lógica decimal.

computador EDVAC 4
O “pai” dos computadores modernos

Assim como vários dos primeiros computadores, ambos ENIAC e EDVAC tinham fins militares. Nesta mesma linha, von Neumann também participaria do “Projeto Manhattan” (aquele que criou a bomba atômica).

Ele teria também a “paternidade” de outro ramo da ciência, que viria a ser utilizada futuramente nas mais diversas áreas de conhecimento humano como economia, matemática, política, filosofia, medicina, administração, evolução das espécies, marketing, etc: a teoria dos jogos.

Resumindo… Um gênio.

Após a assinatura do contrato com o exército em abril de 1946, sua construção ficaria a cargo da Moore School of Electrical Engineering da Universidade da Pensilvânia/EUA, tendo por base as especificações definidas por John William Mauchly, John Adam Presper Eckert Jr, John von Neumann dentre outros.

Embora os registros históricos deem conta de que o EDVAC estivesse “parcialmente” pronto por volta de abril de 1949, o primeiro programa só viria a ser executado em 28 de outubro de 1951.

Leia a íntegra do texto de von Neumann, publicado pela revista do IEEE em 1993:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

E você, qual foi primeiro computador que você conheceu na sua vida?

Documentário “Pioneiros dos Computadores”, com entrevista de Presper Eckert falando da criação do ENIAC, EDVAC, entre outros.

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!