O satélite Intelsat I ‘Early Bird’ de 1965

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 28 de junho de 1965, era ativado pela INTELSAT o Intelsat I ‘Early Bird’, primeiro satélite comercial de comunicações da história.

Com a fundação estimulada pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy, a International Telecommunications Satellite Organization (ITSO/INTELSAT), foi um consórcio público-privado que tinha por objetivo oferecer serviços de telecomunicações via satélite para os países membros.

Seu primeiro satélite, lançado meses antes no dia 6 de abril, depois de várias manobras, foi posicionado sobre oceano Atlântico aos 28° oeste de longitude.

Fabricado pela empresa Hughes (sim, do magnata Howard Hughes, aquele retratado no filme “Aviador”, com o Leonardo DiCaprio), o satélite media 76x61cm e pesava 34,5kg.

Funcionando basicamente como um “repetidor” de radiofrequências, capaz de retransmitir sinais de TV, telefonia, telégrafo e fax, foi o responsável pela primeira chamada telefônica comercial entre os EUA e a Europa.

Seu sucesso abriu caminho para todas as gerações futuras de sistemas de telecomunicações de satélites geoestacionários, aqueles que ficam “virtualmente parados” em uma posição no céu.

Em 1965, o satélite foi utilizado na primeira transmissão ao vivo da operação de recuperação do módulo de uma espaçonave da NASA, a Gemini 6.

Embora sua vida útil tenha sido planejada para apenas 18 meses, operou por mais de quatro anos, até janeiro de 69, quando foi desativado. Contudo, neste mesmo ano, em junho, foi reativado mais uma vez para ajudar nas comunicações da histórica missão Apollo 11, que levou o homem à lua.

Nada mal para um “passarinho” de apenas 35kg. 😊.

Recebeu o curioso apelido de “Early Bird”, uma apologia ao provérbio “The early bird catches the worm”, que, numa interpretação livre, equivaleria ao nosso “Deus ajuda a quem cedo madruga”.

E você, sabia que existe um serviço que utilizamos frequentemente hoje e que depende de satélites?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!


Vídeos(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

Videodocumentário sobre o INTELSAT I “Early Bird”
A história transmissão ao vivo de recuperação da Gemini 6.



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.