Seiko Ruputer o primeiro smartwatch de 1998

Em 10 de junho de 1998, o relógio-PC Seiko Ruputer, o primeiro “smartwatch” da história, era lançado pela japonesa Seiko.

Já faz um bom tempo que os fabricantes de dispositivos eletrônicos vêm tentando nos convencer de que “necessitamos” de relógios inteligentes, os “smartwatches” como costumam chamar. Mas é fato que mesmo décadas depois da sua invenção, é um recurso que até hoje não se popularizou.

Esta história começou lá em 1998, quando a Seiko apresentou o seu “Ruputer”, que prometia ao usuário poder escrever textos, cadastrar compromissos, criar lista de tarefas, controlar despesas, usar a calculadora e ainda jogar, tudo usando um pequeno joystick integrado… é… a vida do geek não era muito fácil naquele tempo 😊.

Era também o primeiro capaz de se conectar à um PC através de uma base se sincronismo (docking station).

Medindo por volta de 5cm de largura e 3 cm de altura, contava com um processador com velocidade de 3,6MHz, memória RAM de 128KB, capacidade de armazenamento interno de 512KB (chegando a 4MB posteriormente), display LCD monocromático com resolução de 102×64 pontos e um joystick integrado (associado a botões) para operação do sistema.

Possuía ainda portas de comunicação serial e infravermelho, para trocas de dados com o PC e outros dispositivos.

A bateria prometia uma duração de 30hs de uso intensivo, mas que no modo “agressivo” de economia poderia durar alguns meses. Contudo, esta bateria não era recarregável, necessitando ser substituída sempre que se esgotava.

E você, já usou algum smartwatch?

Um review to Ruputer