Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 25 de junho de 1998, a Microsoft disponibilizava ao público a versão Windows 98 do onipresente sistema operacional (SO) Windows.

O Windows 98 foi um dos componentes da família “Windows” de sistemas operacionais para computadores do tipo “PC”, que chegava para suceder ao Windows 95.

Mesmo com todas as evoluções, ainda era um sistema operacional “misto” de 16 e 32 bits e dependente do antigo MS-DOS para sua inicialização.

Embora muitas de suas evoluções em relação à versão 95 fossem puramente estéticas, apresentou algumas novidades. A principal delas foi o grande “foco” na internet: já vinha com o Internet Explorer integrado, uma versão do Outlook Express, Frontpage, Netmeeting, entre outros.

Na interface do usuário trouxe o ActiveDesktop, já como parte do SO, além de funcionalidades como abertura de programas com apenas um clique.

Mas a grande revolução foi o suporte mais consistente ao barramento USB, o que facilitou muito a vida de todos os usuários, que passavam a ter uma maior gama de dispositivos reconhecidos de forma automática.

Windows 98 2
O “mico” do travamento na apresentação pública

Vendeu mais de 58 milhões de unidades recebendo, no ano seguinte, um upgrade: o Windows 98 Second Edition (SE).

Mas talvez o “evento” mais marcante do Windows 98 tenha sido durante sua apresentação pública de lançamento, quando o engenheiro da Microsoft Chris Capossela, ao lado de Bill Gates, fazia a demonstração das novas funcionalidades “plug-and-play” para dispositivos USB.

Ao plugar o scanner USB, imediatamente o Windows trava e apresenta aquela famosa “tela azul da morte”. A plateia cai na gargalhada. Bill Gates, visivelmente embaraçado, diz a famosa frase: “Talvez seja por isso que nós não estejamos fornecendo o Windows 98 ainda”. 😊

Pra matar a saudade:

Quer matar a saudade? Aqui neste endereço você encontra uma versão “online” do W98 para se divertir.


E você, usou o Windows 98?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

Apresentação pública do Windows 98
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.