MCCEmu – O multi-emulador de computadores antigos

O multi-emulador de computadores antigos do Museu Capixaba do Computador – MCC, o MCCEmu, é um software gratuito para computadores PC compatíveis que tem por objetivo criar versões virtuais, mas perfeitamente funcionais, de antigos computadores e videogames.

O sistema é baseado na plataforma MAME, conhecida dos usuários que emulam antigas máquinas de fliperama (arcades). Mas o que muitos não sabem é que este mesmo ambiente pode ser configurado para emular também diversos computadores antigos. E assim nasceu o MCCEmu.

Este ambiente é a nossa forma de agradecer a vocês o apoio, oferecendo a possibilidade de operar cada um desses computadores e videogames, com uma experiência mais próxima possível do original. Você terá a sensação de estar usando equipamentos reais da década de 70/80/90, especialmente os brasileiros, escrevendo programas BASIC e carregando aplicativos e jogos de fitas K7, discos e cartuchos “virtuais”.

Esperamos que o MCCEmu ajude àqueles mais “antigos” a matar um pouco da saudade do tempo da juventude. E para aqueles mais novos, que não viveram esta época, que possam ter esta experiência de volta ao passado.

Uma boa “viagem” a todos!

Baixe o MCCEmu aqui:
Instalação:

Salve-o na raiz do seu disco rígido (HD) e execute o programa. Ele será descompactado automaticamente (ou descompacte o ZIP). Será criada uma pasta “MAMEUI64”. Dentro dela execute o arquivo “MAMEUI64.exe” ou “MAMEUI32.exe”.

Instruções de uso:

Nesta postagem você encontra instruções básicas de uso:

Algumas imagens do MCCEmu em funcionamento:
mccemu ZX Spectrummccemu Unitron apII
mccemu TK85mccemu TK83