O jogo The Need for Speed de 1994

Em 31 de agosto de 1994, a produtora de games Distinctive Software lançava a primeira versão do lendário jogo The Need for Speed, para o console 3DO.
Desenvolvido originalmente pela empresa canadense Distinctive Software (posteriormente adquirida pela Electronic Arts), em parceria com a revista automobilística “Road & Track”, a primeira versão do jogo “The Need for Speed” marcaria o início de uma das franquias de corrida mais conhecidas da história dos videogames.
Concebido numa época em que o mercado de jogos de corrida estava dividido entre experiências mais no estilo “arcade”, como OutRun e Daytona USA, ou simuladores mais sérios, como IndyCar Racing, The Need for Speed surgia como um meio-termo, associando um visual impressionante, opções de carros licenciados de marcas renomadas e uma jogabilidade que equilibrava realismo e a emoção das perseguições policiais. 😊

Sua criação, no entanto, não foi um caminho simples, com a equipe de desenvolvedores se dedicando a uma pesquisa profunda e minuciosa, para que, ao invés de criar mais um jogo de corrida arcade “genérico”, pudessem simular a experiência de dirigir carros de luxo e de alta performance de forma mais autêntica possível.
Para tanto, trabalhariam de perto com engenheiros da famosa revista automotiva Road & Track, que forneceriam aos desenvolvedores dados precisos sobre especificações técnicas, comportamento e a física dos veículos, contribuindo para o realismo da simulação.
Um dos grandes atrativos do jogo era a possibilidade de dirigir modelos reais de fabricantes icônicos como Ferrari, Lamborghini, Dodge, Mazda e Porsche, onde cada automóvel trazia não apenas gráficos cuidadosamente reproduzidos, mas também especificações técnicas fiéis, sons de motor gravados a partir dos carros originais.
Além disso, havia um recurso que permitia aos jogadores explorar os carros, exibindo fotos, vídeos e fichas técnicas detalhadas com comentários especializados sobre cada modelo, reforçando o caráter quase “enciclopédico” da experiência.

O jogo oferecia ainda diferentes cenários, desde rodovias ao longo da costa até pistas pelas montanhas, introduzindo um elemento que se tornaria marcante na série, as perseguições policiais, cuja sensação de ser caçado por viaturas em alta velocidade transformaria a experiência em algo único para os jogadores.
O primeiro lançamento ocorreria no dia e hoje no 3DO Interactive Multiplayer, console de alta capacidade gráfica que havia sido lançado no ano anterior com a promessa de revolucionar os videogames de CD-ROM. Embora o console 3DO em si não tenha conquistado grande sucesso comercial, The Need for Speed se destacaria como um de seus títulos mais famosos.
Versões multiplataforma
Este sucesso faria com que a Electronic Arts adaptasse o jogo para outras plataformas nos anos seguintes, como os PC com sistema MS-DOS, em 31 de agosto de 1995, e os videogames PlayStation (19 de abril de 1996) e Sega Saturn (20 de dezembro de 1996), permitindo que alcançasse um público muito maior, solidificando seu status como um sucesso multiplataforma.
Cada adaptação (port) trazia pequenas diferenças gráficas, refletindo as capacidades distintas de cada sistema. A trilha sonora, composta por músicas eletrônicas e rock instrumental, também variava conforme a plataforma, mas sempre buscando transmitir a “emoção” da velocidade.
No PC, por exemplo, a versão utilizava placas aceleradoras gráficas compatíveis com SuperVGA, permitindo resoluções mais altas e cenários mais detalhados que no 3DO, oferecendo ainda ao participante a opção de jogar com diferentes tipos de dispositivos de entrada, incluindo joysticks e volantes, o que aumentava a sensação de imersão.

O impacto causado por The Need for Speed faria dele um sucesso imediato, transformando o título não apenas em um jogo de corrida, mas em uma verdadeira experiência para os aficionados por automóveis.
A recepção positiva garantiria a continuidade da série, que ao longo das décadas receberia diversas sequências, spin-offs e reinterpretações, tornando-se uma das marcas mais duradouras da Electronic Arts.
- The Need for Speed: 31 de agosto de 1994
- Need for Speed II: 31 de março de 1997
- Need for Speed III: Hot Pursuit: 25 de março de 1998
- Need For Speed IV: High Stakes: 24 de março de 1999
- Need for Speed: Porsche Unleashed: 29 de fevereiro de 2000
- Need for Speed: Hot Pursuit 2: 30 de setembro de 2002
- Need for Speed: Underground: 17 de novembro de 2003
- Need for Speed: Underground 2: 9 de novembro de 2004
- Need for Speed: Underground Rivals: 24 de fevereiro de 2005
- Need for Speed: Most Wanted: 11 de novembro de 2005
- Need For Speed Carbon: Own The City: 31 de outubro de 2006
- Need for Speed: ProStreet: 14 de novembro de 2007
- Need for Speed: Undercover: 18 de novembro de 2008
- Need for Speed: Shift: 15 de setembro de 2009
- Need for Speed: Nitro: 3 de novembro de 2009
- Need for Speed World: 20 de julho de 2010
- Need for Speed: Hot Pursuit: 16 de novembro de 2010
- Need for Speed: Shift 2: Unleashed: 29 de março de 2011
- Need for Speed: The Run: 15 de novembro de 2011
- Need for Speed: Most Wanted (2012): 30 de outubro de 2012
- Need for Speed: Rivals: 15 de novembro de 2013
- Need for Speed: No Limits: 18 de fevereiro de 2015
- Need for Speed (2015): 3 de novembro de 2015
- Need for Speed: Payback: 6 de novembro de 2017
- Need for Speed Heat: 8 de novembro de 2019
- Need for Speed Hot Pursuit Remastered: 6 de novembro de 2020
- Need for Speed: Unbound: 29 de novembro de 2022
Suas continuações, que atravessariam gerações de consoles e computadores, expandiriam a fórmula original, introduzindo novos carros, pistas e modos de jogo.
Eventualmente, a franquia abandonaria o realismo da primeira versão em favor de uma jogabilidade mais acessível e orientada para o estilo arcade, um reflexo das tendências do mercado de jogos da época. No entanto, o espírito de autenticidade e a paixão por carros de alta performance que o primeiro jogo introduziu continuam vivos, servindo de inspiração para toda a série e garantindo seu lugar como uma das maiores franquias de jogos de corrida de todos os tempos.
Para conhecer ou relembrar:
Quer experimentar uma partidinha? Aqui neste site você acessa uma versão que roda direto no seu navegador.
E você, qual sua versão preferida do Need for Speed?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A Gigante dos Games Electronic Arts era fundada em 1982
- O videogame 3DO Interactive Multiplayer de 1993
- O videogame Sony PlayStation PS1 de 1994
- O videogame SEGA Saturn de 1994
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!














