O videogame Sony PlayStation PS1 de 1994

Em 03 de dezembro de 1994, a japonesa Sony lançava em sua terra o console de videogame que mudaria tudo, o Sony PlayStation PS1.
Nos primeiros anos da década de 90, o cenário gamer girava entre a SEGA (Genesis/Megadrive) e a Nintendo (Super Nintendo/Super Famicom).
Nesta época, a Sony pouco se envolvia no mundo dos games, se resumindo a fornecer alguns componentes eletrônicos para os produtores de consoles.
A Nintendo já vinha planejando seu novo console, uma espécie de Super Nintendo que passaria a usar discos ópticos em vez dos conhecidos cartuchos. Ela tinha na Sony, que já fabricava alguns dos componentes do Super Nintendo e foi uma das inventoras do CD, a parceira natural no novo projeto, iniciando assim um trabalho conjunto em 1988.
Nascia aí o “Nintendo Play Station”, a ser lançado em 1991.

A coisa estava tão certa que um protótipo chegou a ser produzido e demonstrado publicamente na famosa feira Consumer Electronics Show (CES), do mesmo ano.
Mas… (tem um mas), dias depois da demonstração pública do novo console, a Nintendo (do nada) rompe a parceria com a Sony…
Conta-se que, na última hora, a Nintendo mudou de parceiro, optando pela Philips, que tinha sido coinventora do CD, junto com a Sony. Tudo por conta de falta de consenso de como ela e Sony dividiriam os lucros da venda do novo console.
E agora?
Reza a lenda que o presidente da Sony ficou tão “腹を立てて” (traduzindo: “p*** da vida”) com a quebra da parceria, que transformou o projeto do console da Sony numa questão de honra…😀 Ficou virado no Jiraya!

E assim foi feito. Com um projeto liderado por Ken Kutaragi, ao final de 1994, a Sony lançava seu primeiro console, o Sony PlayStation (PS), também conhecido como PS1, membro da 5ª geração de videogames.
E já chegou metendo um hadouken no SEGA Saturn, com um grande diferencial: era 100 dólares mais barato.
No ano seguinte, em 9 de setembro de 1995, chegaria nos EUA, onde vendeu incríveis 100 mil unidades em dois dias. 😳 Não é à toa que foi o primeiro videogame da história a vender 100 milhões de unidades. Desembarcaria ainda na Europa em 29 de setembro de 1995 e na Austrália em 15 de novembro de 1995.
O PS One
Lançado em 7 de julho de 2000 no Japão, o PS One (que ficou conhecido por aqui como “baby”), foi uma versão redesenhada e mais compacta do PlayStation (PS1) original da Sony, que havia revolucionado a indústria dos videogames em 1994.
Foi concebido com o objetivo de revitalizar as vendas do PlayStation no final de seu ciclo de vida (aproveitando seu enorme catálogo de jogos), já que o sucessor, o PlayStation 2, havia sido lançado poucos meses antes, em março de 2000.
Diferentemente do modelo original, que tinha linhas mais quadradas e um visual cinza-escuro, o PS One era visualmente mais moderno, adotando um tom de cinza mais claro e um formato arredondado. Além disso, era compacto, ocupando bem menos espaço (cerca de 38% do tamanho do modelo original), o que o tornava uma boa pedida para viagens.

Em termos técnicos, o PS One não apresentava avanços gráficos ou de desempenho, mantendo quase todas as especificações do PlayStation original, incluindo o mesmo processador RISC de 32bits, quantidade de memória e capacidade gráfica, o que lhe garantia compatibilidade com os jogos e acessórios já lançados para o console.
No entanto, ele apresentava melhorias no sistema de inicialização, eliminando a tela de BIOS animada do modelo antigo e substituindo-a por uma interface mais simples e rápida. Outra diferença importante foi a remoção da porta serial, presente no PS1 original, mas pouco utilizada.
A Sony chegaria ainda a lançar uma tela de LCD acoplável ao PS One, transformando-o em um console portátil (desde que ligado a uma fonte de energia), uma super novidade na época.
A estratégia foi um sucesso e o PS One venderia milhões de unidades mesmo em meio à transição de geração, tendo, inclusive, mais unidades comercializadas que o seu próprio sucessor, o PlayStation 2, no seu primeiro ano, esticando o ciclo de vida do PlayStation por um bom tempo.
Ele chegaria aos EUA em 19 de setembro de 2000 e na Europa em 29 de setembro de 2000.
Depois do PlayStation, a SEGA não aguentou e parou de fabricar consoles, a Nintendo perdeu grande parte do seu espaço e a disputa atualmente no mercado de consoles fica entre Sony (PlaysStation) e Microsoft (Xbox).
Ahh.. lembra do tal “Nintendo Play Station” da parceria com a Sony?
Em 2015 um empresário achou jogado num dos seus depósitos um exemplar do único protótipo ainda existente. Ele foi leiloado em 2020 por aproximadamente 300 mil dólares…💸
Os modelos posteriores seguiriam a mesma história de sucesso, batendo recordes atrás de recordes. O PS2 foi o console mais vendido de todos os tempos, com 155 milhões de unidades comercializadas. O PS3 vendeu 87 milhões de unidades. O PS4 bateu o recorde de vendas em um mesmo dia, batendo a marca de 1 milhão de unidades.
E você, qual o melhor console, PlayStation ou Xbox?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O videogame Sony PlayStation 2 PS2 de 2000
- O videogame Sony PSX de 2003
- O videogame SEGA MegaDrive-Genesis de 1988
- A fundação da Nintendo em 1889
- O videogame Super Famicom Super Nintendo de 1990
- O primeiro CD comercial da história de 1982
- O videogame Microsoft XBOX de 2001
- O videogame Sony PlayStation 3 de 2006
- O videogame Sony PlayStation 4 PS4 de 2013
- O videogame PlayStation Portable PSP de 2004
- O videogame Bandai Pippin Atmark de 1996
- O videogame Fujitsu FM Towns Marty de 1993
- O videogame SEGA Mega Jet de 1994
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!