Em 03 de dezembro de 1994, a japonesa Sony lançava em sua terra o console de videogame que mudaria tudo, o Sony PlayStation PS1.

Nos primeiros anos da década de 90, o cenário gamer girava entre a SEGA (Genesis/Megadrive) e a Nintendo (Super Nintendo/Super Famicom).

Nesta época, a Sony pouco se envolvia no mundo dos games, se resumindo a fornecer alguns componentes eletrônicos para os produtores de consoles.

A Nintendo já vinha planejando seu novo console, uma espécie de Super Nintendo que passaria a usar discos ópticos em vez dos conhecidos cartuchos. Ela tinha na Sony, que já fabricava alguns dos componentes do Super Nintendo e foi uma das inventoras do CD, a parceira natural no novo projeto, iniciando assim um trabalho conjunto em 1988.

Nascia aí o “Nintendo Play Station”, a ser lançado em 1991.

videogame Sony PlayStation 2
Vista interna do PlayStation

A coisa estava tão certa que um protótipo chegou a ser produzido e demonstrado publicamente na famosa feira Consumer Electronics Show (CES), do mesmo ano.

Mas… (tem um mas), dias depois da demonstração pública do novo console, a Nintendo (do nada) rompe a parceria com a Sony…

Conta-se que, na última hora, a Nintendo mudou de parceiro, optando pela Philips, que tinha sido coinventora do CD, junto com a Sony. Tudo por conta de falta de consenso de como ela e Sony dividiriam os lucros da venda do novo console.

E agora?

Reza a lenda que o presidente da Sony ficou tão “腹を立てて” (traduzindo: “p*** da vida”) com a quebra da parceria, que transformou o projeto do console da Sony numa questão de honra…😀 Ficou virado no Jiraya!

E assim foi feito. Com um projeto liderado por Ken Kutaragi, ao final de 1994, a Sony lançava seu primeiro console, o Sony PlayStation (PS), também conhecido como PS1, membro da 5ª geração de videogames.

E já chegou metendo um hadouken no SEGA Saturn, com um grande diferencial: era 100 dólares mais barato.

videogame Sony PlayStation 3
Outros modelos

No ano seguinte, em 9 de setembro de 1995, chegaria nos EUA, onde vendeu incríveis 100 mil unidades em dois dias. 😳 Não é à toa que foi o primeiro videogame da história a vender 100 milhões de unidades. Desembarcaria ainda na Europa em 29 de setembro de 1995 e na Austrália em 15 de novembro de 1995.

Em 2000, quando seu sucessor PlayStation 2 (PS2) já existia, a Sony relança o PS1 numa versão compacta e mais leve (que ficou conhecida como “baby”), que curiosamente vendeu mais que o PS2 neste ano.

Depois dele, a SEGA não aguentou e parou de fabricar consoles, a Nintendo perdeu grande parte do seu espaço e a disputa atualmente no mercado de consoles fica entre Sony (PlaysStation) e Microsoft (Xbox).

Ahh.. lembra do tal “Nintendo Play Station” da parceria com a Sony?

Em 2015 um empresário achou jogado num dos seus depósitos um exemplar do único protótipo ainda existente. Ele foi leiloado em 2020 por aproximadamente 300 mil dólares…💸

Os modelos posteriores seguiriam a mesma história de sucesso, batendo recordes atrás de recordes. O PS2 foi o console mais vendido de todos os tempos, com 155 milhões de unidades comercializadas. O PS3 vendeu 87 milhões de unidades. O PS4 bateu o recorde de vendas em um mesmo dia, batendo a marca de 1 milhão de unidades.

E você, qual o melhor console, PlayStation ou Xbox?

Os 100 melhores jogos do PS1 em 10 minutos
Desmontando um PS1