O primeiro CD comercial da história de 1982

Em 17 de agosto de 1982, a Philips, por meio de sua subsidiária alemã Polygram Records, fabricava o primeiro CD comercial da história.

A escolha recaiu sobre uma famosa banda “pop” da época, chamada ABBA, que tinha lançado no ano anterior seu oitavo álbum “The Visitors”.

O formato que conhecemos do CD foi uma criação conjunta da japonesa SONY e da holandesa PHILIPS, que se associaram em 1979 (tendo trabalhando individualmente alguns anos antes em seus próprios projetos) para especificarem um padrão universal de discos de áudio digital, com o objetivo de substituir o vinil (o saudoso LP).

Deste trabalho em equipe, saíram as definições de taxas de amostragem, tempo de gravação, tamanho do disco e demais parâmetros.

primeiro CD comercial da história 3
SONY CDP-101: o primeiro CD Player.

Reza a lenda que a duração do CD original, de 74 minutos, teria sido definida pelo presidente da SONY à época, fã de música clássica, para que coubesse integralmente no disco a versão completa da 9ª Sinfonia de Beethoven.

Neste mesmo ano, em outubro, a SONY lançava seu CD PLAYER modelo CDP-101 no Japão e, no ano seguinte, no resto do mundo. Nesta altura já haviam sido fabricados mais de 150 títulos diferentes de discos.

E qual teria sido o foi o primeiro CD a vender 1 milhão de cópias?

O álbum “Brothers in Arms” da banda de rock Dire Straits (1985). 🎸

E foi exatamente o público de rock um dos maiores responsáveis pela popularização do novo formado de disco! 🤘

Mas claro que uma ideia tão boa não poderia ficar restrita à música 😊.

primeiro CD comercial da história 2
Os CD-ROM e CD-R chegariam em 1985 e 1990

Em 1985 o formato de CD-ROM era lançado para ser usado nos computadores e, em 1990, sua versão “gravável”, o CD-R, também desenvolvidos pelas mesmas empresas.

Era o começo do fim dos drives de disquete.💾

primeiro CD comercial da história 4
Primeiro CD gravado no Brasil

No Brasil, o primeiro CD lançado foi o álbum “Garota de Ipanema” da cantora Nara Leão, em 09 de abril de 1986.

E você, qual foi o primeiro CD de música que ouviu na sua vida?

Apresentando o incrível CD (1982):