A unidade de disco removível IBM 1311 de 1962

Em 11 de outubro de 1962, a gigante IBM inovava mais uma vez ao lançar sua nova unidade de disco removível IBM 1311.

Tudo começaria em 1959, quando o diretor de desenvolvimento da IBM encomenda à sua equipe a criação de uma unidade de disco que pudesse substituir, a um custo acessível para empresas de médio porte e computadores científicos, a unidade de disco IBM 350 RAMAC.

Nascia assim unidade IBM 1311, ocupando agora o “pequeno” espaço de uma máquina de lavar roupa, graças ao novo padrão de discos com diâmetro reduzido de 14” (36cm) e altura de 4” (10cm), contra as 24” do IBM 350 RAMAC.

unidade de disco removível IBM 1311 2
Detalhe do disco inserido em uma unidade 1311

O novo dispositivo introduzia pela primeira vez o conceito de “disco removível” (o IBM 1316 disk pack), que combinava a versatilidade do acesso direto aos dados oferecido pelos discos, com as vantagens de capacidade offline virtualmente ilimitada, portabilidade entre computadores distintos e armazenamento seguro, característicos das unidades de fita.

Pesando por volta de 4,5 Kg, cada unidade de armazenamento removível (um pack) era composta de 6 discos magnéticos empilhados, enclausurados em uma carapaça plástica.

Estes discos, em conjunto, disponibilizavam 10 superfícies de gravação úteis, visto que as faces superior e a inferior não eram usadas.

O acesso aos dados se dava por meio de 10 cabeças de leitura e gravação, que se deslocavam pelas superfícies dos discos, girando à velocidade de 1500 rpm.

unidade de disco removível IBM 1311 3
1316 Disk Pack

Cada pack era capaz de armazenar 2 milhões de caracteres, o que equivalia a 25mil cartões perfurados ou 50 rolos de fita magnética.

Sua versatilidade fez com que se tornasse um produto muito popular com o passar dos anos, determinando a morte definitiva dos cartões perfurados algum tempo depois.

Com o lançamento do seu sucessor em 1964, o modelo IBM 2311 de 7,35MB, uma nova indústria de fabricantes “terceirizados” de discos nascia, os chamados IBM Plug Compatible Manufacturer (PCM), com empresas como Memorex, Telex, Century Data, 3M, BASF, etc, passando a produzir packs compatíveis com as unidades IBM.

Após 7 modelos, o 1311 foi finalmente aposentado em 1971.

Abaixo a íntegra do guia de referência do IBM 1311:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

| Open Open in new tab

E você, saberia mencionar outras unidades de armazenamento removíveis que fizeram sucesso ao longo dos anos?

Uma unidade IBM 1311 em funcionamento
Apresentação de uma unidade em um museu da Hungria