O Iomega Removable Rigid Disk RRD de 2003

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 12 de agosto de 2003, a renomada fabricante norte-americana de dispositivos de armazenamento Iomega anunciava seu novo sistema de armazenamento removível Iomega Removable Rigid Disk RRD.

A Iomega (posteriormente LenovoEMC), foi uma bem-sucedida fabricante estadunidense de dispositivos de armazenamento externo, responsável pela criação do lendário sistema de disquetes de alta capacidade Zip Drive.

O Iomega Removable Rigid Disk (RRD) foi um sistema de armazenamento removível externo que buscou fornecer uma solução mais confiável e durável para a cópia de dados e backups.

Ele foi projetado para superar algumas das limitações dos sistemas de armazenamento removíveis convencionais, como disquetes e CDs, oferecendo maior capacidade e confiabilidade.

Iomega Removable Rigid Disk RRD 2
A versão interna e “cartuchos” adicionais

O RRD utilizava discos rígidos encapsulados em cartuchos resistentes, semelhantes a disquetes, mas com muito mais capacidade de armazenamento.

Cada cartucho, com tamanho semelhante ao de um disquete convencional, continha um disco rígido que podia ser inserido em uma unidade de leitura/gravação específica, permitindo que os usuários armazenassem e transportassem grandes volumes de dados com mais eficiência e segurança.

Uma das principais vantagens do RRD era a sua durabilidade, dado que os cartuchos eram projetados para resistir a choques, vibrações e condições ambientais adversas, tornando-os ideais para backup e transporte de dados sensíveis.

Além disso, além de oferecer uma capacidade de armazenamento significativamente maior que a dos seus concorrentes tradicionais (a partir de 35GB por cartucho), o sistema RRD também era conhecido por sua velocidade de transferência elevada em comparação com outras mídias de armazenamento removíveis da época.

Iomega Removable Rigid Disk RRD 3
Modelos no estilo “jukebox” foram também produzidos

O primeiro produto só viria a ser efetivamente lançado no ano seguinte, em abril de 2004, quando a linha Iomega REV foi anunciada, ganhando versões de 35, 70 e 120GB de capacidade.

Mas embora o Removable Rigid Disk tenha inicialmente sido bem recebido pela indústria e pelo público em geral, oferecendo vantagens significativas em termos de capacidade e durabilidade, ele enfrentou desafios no mercado na medida em que dispositivos de armazenamento USB (como pendrives e HDs externos) cresceram em popularidade e evoluíram tecnologicamente, tornando os sistemas RRD menos relevantes com o passar dos anos.

Ainda assim, embora não tenha se tornado uma solução de armazenamento dominante, o advento dos RRDs deixaria um impacto positivo na evolução dos sistemas de armazenamento externo, demonstrando a necessidade da busca contínua por mídias mais eficientes, confiáveis, resistentes e duráveis.


E você, que outros tipos de mídias removíveis utilizou?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Comercial Iomega REV
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *