Em 11 de agosto de 2003, o vírus-worm de computador Blaster começava a se espalhar pelo mundo.

O Blaster Worm, também conhecido simplesmente como Blaster, MSBlast ou Lovesan, foi um worm de computador altamente destrutivo, projetado para explorar uma vulnerabilidade no sistema operacional Microsoft Windows, afetando principalmente as versões Windows XP e Windows 2000.

Conceitualmente, embora seja comum chamá-lo de “vírus”, tecnicamente ele é um “worm”, um tipo de programa que se replica automaticamente entre computadores utilizando a rede ou aplicativos de e-mail.

Identificado pela primeira vez em 11 de agosto de 2003, atingiu seu pico de infecções apenas dois dias depois, em 13 de agosto de 2003, sendo considerado um dos primeiros e mais notórios ataques de malware em grande escala.

Foi criado após o grupo conhecido como Xfocus divulgar a existência da vulnerabilidade, explicando como explorá-la, depois de terem realizado engenharia reversa em um patch distribuído pela Microsoft um mês antes, que corrigia a falha de sistema Windows que possibilitava o ataque.

Ou seja, a própria divulgação da correção de uma falha do sistema Windows motivou a criação do worm para explorá-la. As vezes o tiro sai pela culatra. 😊

O Blaster Worm explorava a vulnerabilidade conhecida como “DCOM RPC Buffer Overflow“, permitindo que um invasor remoto executasse código malicioso nos sistemas afetados.

Uma vez infectado, o worm enviava uma grande quantidade de tráfego de rede, especialmente endereçada ao site windowsupdate.com, o que podia causar sobrecarga de servidores e deixar as redes lentas ou inacessíveis.

Curiosamente, o worm continha em seu código uma mensagem de texto “provocativa”, destinada ao presidente da Microsoft, e que também refletia seu objetivo:

“I just want to say LOVE YOU SAN!! billy gates why do you make this possible? Stop making money and fix your software!!”

“Eu só quero dizer TE AMO SAN!! billy gates por que você torna isso possível? Pare de ganhar dinheiro e conserte seu software!!”

vírus de computador Blaster 2
Código binário do vírus contendo o “recadinho” para Bill Gates

O ataque do Blaster Worm causou interrupções em inúmeros sistemas de empresas, agências governamentais e provedores de serviços de internet em todo o mundo, com milhões de computadores afetados, causando inúmeras horas de tempo de inatividade e perturbando operações críticas.

Esse incidente enfatizou a necessidade de conscientização sobre a segurança cibernética, bem como a importância de manter sistemas atualizados com aplicação de patches (correções) e de dar respostas rápidas às ameaças.

O descuido dos usuários ficou claro quando, mesmo tendo a Microsoft lançado a correção da vulnerabilidade explorada pelo worm quase um mês antes do ataque, a maioria dos sistemas não chegou a ser atualizado a tempo.

Em 29 de agosto de 2003, o jovem de 18 anos Jeffrey Lee Parson, de Minnesota/EUA, foi preso por criar a variante “B” do worm Blaster, sendo condenado a 18 meses de prisão em janeiro de 2005. Os autores da versão original nunca foram identificados.

Este ataque foi um marco na história da cibersegurança, demonstrando o impacto devastador que os ataques de malware em grande escala podem causar, ressaltando a necessidade de vigilância constante contra ameaças virtuais.

E você, teve problemas com o worm Blaster?

Reportagem de TV de época
Vírus, Worms e outros perigos da Internet