Em 06 de abril de 1992, a gigante do software Microsoft lançava a nova versão seu sistema Microsoft Windows 3.1 para computadores tipo PC.

A família Windows é uma linha de sistemas operacionais com uma interface gráfica de usuário (GUI), inaugurada em 1983 e que evoluiria enormemente ao longo dos anos.

sistema Microsoft Windows 3.1 2
Interface de usuário típica do sistema

Tudo bem, ao pé da letra não podemos chama-lo de sistema operacional”, afinal ele ainda dependia do sistema MS-DOS para funcionar. Mas acrescentava uma camada gráfica que implementava diversas novas funcionalidade ao ambiente, literalmente transformando-o em algo muito diferente.

Embora não tenha sido a primeira interface gráfica de usuário (GUI) para computadores compatíveis com o IBM PC, tampouco a primeira versão do Windows em si, a nova versão Microsoft Windows 3.1 foi efetivamente a primeira a cair no gosto popular e a praticamente dominar” os PCs em todo o planeta.

Chegando para suceder ao Microsoft Windows 3.0, foi, enfim, a versão que consolidou o sistema como “a” plataforma pra microcomputadores tipo PC x86 compatíveis, desbancando definitivamente os concorrentes, e vendendo, nos dois primeiros meses de comercialização, nada menos que 2 milhões de cópias.

sistema Microsoft Windows 3.1 3
Pacote de distribuição e kits de disquetes de instalação

Além da já conhecida interface gráfica controlada por um mouse, a nova versão acrescentava recursos multimídia com suporte a placas de som, CD de áudio e músicas MIDI.

Trazia também novos recursos gráficos como suporte a vídeo Super VGA e fontes TrueType, fazendo do Windows um sério concorrente ao Macintosh no segmento de editoração eletrônica, ao mesmo tem em que dispensava o uso de ferramentas externas de gerenciamento de fontes, como o saudoso Adobe Type Manager (ATM).

Passou a interceptar a famosa combinação de teclas “Control-Alt-Del”, evitando que o computador reinicializasse inadvertidamente, incluindo ainda uma funcionalidade mais elaborada de Object Linking and Embedding (OLE), possibilitando que os usuários “recortassem e colassem” ente aplicativos distintos.

sistema Microsoft Windows 3.1 4
Estes deixaram saudade: Paciência (Solitaire) e o Campo Minado (Minesweeper)

Estrearam ainda nesta versão do Windows os viciantes joguinhos Campo Minado (Minesweeper) e Paciência (Solitaire), que renderam a muitos funcionários diversas horas não trabalhadas. 😊

Em outubro do mesmo ano, a versão “Windows for Workgroups 3.1” seria introduzida, trazendo consigo recursos nativos para comunicação em rede.

Para conhecer ou relembrar:

Quer matar a saudade? Neste endereço você executa uma versão online do sistema (e pode jogar Paciência e Campo Minado 😊)

E você, utilizou a versão do Microsoft Windows 3.1?

Um tour pelo Windows 3.1
Videocurso de Windows 3.1