Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 06 de abril de 1992, a gigante do software Microsoft lançava a nova versão seu sistema Microsoft Windows 3.1 para computadores tipo PC.

A família Windows é uma linha de sistemas operacionais com uma interface gráfica de usuário (GUI), inaugurada em 1983 e que evoluiria enormemente ao longo dos anos.

sistema Microsoft Windows 3.1 2
Interface de usuário típica do sistema

Tudo bem, ao pé da letra não podemos chama-lo de “sistema operacional”, afinal ele ainda dependia do sistema MS-DOS para funcionar. Mas acrescentava uma camada gráfica que implementava diversas novas funcionalidade ao ambiente, literalmente transformando-o em algo muito diferente.

Embora não tenha sido a primeira interface gráfica de usuário (GUI) para computadores compatíveis com o IBM PC, tampouco a primeira versão do Windows em si, a nova versão Microsoft Windows 3.1 foi efetivamente a primeira a cair no gosto popular e a praticamente “dominar” os PCs em todo o planeta.

Chegando para suceder ao Microsoft Windows 3.0, foi, enfim, a versão que consolidou o sistema como “a” plataforma pra microcomputadores tipo PC x86 compatíveis, desbancando definitivamente os concorrentes, e vendendo, nos dois primeiros meses de comercialização, nada menos que 2 milhões de cópias.

sistema Microsoft Windows 3.1 3
Pacote de distribuição e kits de disquetes de instalação

Além da já conhecida interface gráfica controlada por um mouse, a nova versão acrescentava recursos multimídia com suporte a placas de som, CD de áudio e músicas MIDI.

Trazia também novos recursos gráficos como suporte a vídeo Super VGA e fontes TrueType, fazendo do Windows um sério concorrente ao Macintosh no segmento de editoração eletrônica, ao mesmo tem em que dispensava o uso de ferramentas externas de gerenciamento de fontes, como o saudoso Adobe Type Manager (ATM).

Passou a interceptar a famosa combinação de teclas “Control-Alt-Del”, evitando que o computador reinicializasse inadvertidamente, incluindo ainda uma funcionalidade mais elaborada de Object Linking and Embedding (OLE), possibilitando que os usuários “recortassem e colassem” ente aplicativos distintos.

sistema Microsoft Windows 3.1 4
Estes deixaram saudade: Paciência (Solitaire) e o Campo Minado (Minesweeper)

Estrearam ainda nesta versão do Windows os viciantes joguinhos Campo Minado (Minesweeper) e Paciência (Solitaire), que renderam a muitos funcionários diversas horas não trabalhadas. 😊

Em outubro do mesmo ano, a versão “Windows for Workgroups 3.1” seria introduzida, trazendo consigo recursos nativos para comunicação em rede.

Para conhecer ou relembrar:

Quer matar a saudade? Neste endereço você executa uma versão online do sistema (e pode jogar Paciência e Campo Minado 😊)


E você, utilizou a versão do Microsoft Windows 3.1?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Um tour pelo Windows 3.1
Videocurso de Windows 3.1
Comercial de TV da época
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *