O sistema Microsoft Windows for Workgroups 3.1 de 1992

Em 27 de outubro de 1992, a norte-americana Microsoft lançava uma nova versão “conectada” do sistema das janelas, o Microsoft Windows for Workgroups 3.1.

Nesta época, o sistema Windows ainda operava como uma “camada gráfica” executada sobre o sistema MS-DOS, oferecendo ao usuário uma experiência de uso de um sistema operacional com uma área de trabalho composta por ícones clicáveis e janelas, além de recursos básicos de multitarefa.

Esta nova versão Windows for Workgroups 3.1 (WFW 3.1), mais direcionada ao ambiente corporativo, tratava-se na verdade de uma variante da versão Windows 3.1 lançada em abril do mesmo ano, que tinha acrescentado, dentre outras funções, proteções de tela, suporte às fontes TrueType, funcionalidades multimídia aprimoradas e recursos de arrastar e soltar.

Microsoft Windows for Workgroups 3.1 2
Recursos para redes locais

Além das novidades da versão do mês de abril, esta nova versão “estendida” trazia um suporte nativo a redes de computadores, já incluindo alguns drivers de placas de rede mais comumente encontradas no mercado, pilhas de protocolos de comunicação e suporte para redes locais ponto-a-ponto.

Microsoft Windows for Workgroups 3.1 3
Aplicativos de agenda e correio eletrônico

Estes recursos permitiam aos usuários compartilhar arquivos e impressoras (mesmo com estações rodando os sistemas MS-DOS ou OS/2), enviar e-mails (Microsoft Mail), conversar online (chat), agendar compromissos (Schedule+), entre outras operações.

Ahhhh, o joguinho de cartas “Hearts” também estreou nesta versão. 😊💞

Microsoft Windows for Workgroups 3.1 4
WinPopup: Envio de “mensagens instantâneas” na rede local

O Windows for Workgroups 3.1 foi comercializado tanto na forma de uma instalação completa, quanto como um upgrade para os usuários da versão anterior, permitindo a atualização dos sistemas já existentes.

No ano seguinte, uma nova versão seria lançada, o Windows for Workgroups 3.11.

Para conhecer ou relembrar:

Quer conhecer ou matar a saudade do WFW? Aqui neste endereço você executa uma versão que roda direto no seu navegador.

Quer instalar o WFW no seu PC de verdade? O download dos discos de instalação estão disponíveis neste site.

E você, qual foi a primeira versão do Windows que usou?