Em 04 de dezembro de 1987, IBM e Microsoft lançavam a versão 1.0 do novo Operating System/2”, o sistema IBM OS/2.

Tentando retomar as rédeas do mercado de PCs, a IBM lançara seu novo microcomputador, o IBM PS/2, no início do ano.

Como próximo passo, prometeu lançar, no início de 88, um novo sistema operacional (SO) avançado de 16 bits para equipar seu “novo” PC. Mas antecipou seu lançamento.

Nascia assim o Operating System/2, ou simplesmente OS/2.

sistema IBM OS/2 2
Era capaz de executar vários programas simultaneamente

Resultado de um projeto iniciado em 1985, o OS/2 foi um SO desenvolvido conjuntamente entre IBM e Microsoft, com o objetivo de se tornar o sucessor do PC-DOS, não sendo exclusivo do PS/2, apesar de passar esta impressão.

Embora nesta primeira versão não contasse com uma interface gráfica, que chegaria na versão 1.1, tinha como uma de suas principais características a capacidade de realizar “multitarefa”, permitindo a execução de vários programas simultaneamente, o que era novidade nos PCs da época.

Resumidamente, era um MS-DOS/PC-DOS, só que melhor. 😊

Ao longo dos anos que se seguiram, diversas novas versões foram sendo lançadas, trazendo inovações tecnológicas muito antes dos seus demais concorrentes da época.

Era capaz, inclusive, de executar programas criados para o Microsoft Windows, sem que o contrário fosse verdadeiro.

sistema IBM OS/2 3
A versão IBM…

Iniciados os anos 90, a Microsoft, que já vinha trabalhando em versões do Windows fazia algum tempo, começou a priorizar comercialmente seu próprio sistema, estremecendo a parceria entre as duas empresas. Isso culminaria no “racha” de 1992, onde a IBM passaria a tocar o desenvolvimento do OS/2 sozinha.

sistema IBM OS2 4
…e a Microsoft, que coexistiram por algum tempo

A questão é que, mesmo tecnicamente muito superior ao seu concorrente, sucessivas falhas nas estratégias de marketing (ou a ausência dela), fizeram com que o OS/2 não aguentasse a concorrência com o Windows, vindo a morrer por “inanição”.

Assim, largado e abandonado pelo próprio criador, suas últimas versões produzidas pela IBM foram OS/2 Warp V4 e OS/2 Warp Server, ambas de 1996.

Para conhecer ou relembrar:

Quer experimentar o OS/2 versão 1.0 direto no seu navegador? Acesse pelo seu PC um emulador online disponível neste link.

E você, usou alguma versão do OS/2? o que achava dele?

A luta do OS/2 contra o Windows