Em 9 de março de 1984, era firmado o histórico acordo entre a IBM e a Intel, com o qual a IBM passaria a poder fabricar seus próprios chips “Intel”.

Vislumbrando a expansão de sua linha computadores pessoais, a International Business Machines Corporation (IBM) firmava, no dia de hoje, o histórico acordo de licenciamento com a fabricante de chips Intel Corporation, que permitiria à IBM fabricar, por conta própria, seus próprios microprocessadores.

Com este acordo, a IBM conseguia vencer um de seus maiores obstáculos para suas pretensões de crescimento do mercado dos PCs: a escassez preocupante do microprocessador Intel 8088.

Isso porque a Intel vinha sendo extremamente demandada, por uma infinidade de fabricantes, que buscavam adquirir unidades do processador Intel 8088 para equipar suas próprias versões de computadores PC-compatíveis (leia-se clones).

Estas empresas reclamavam que vinham amargando prejuízos milionários em função da Intel ter dificuldades em atender a todos os pedidos, com alguns fabricantes relatando ter recebido apenas 10% dos processadores encomendados, especialmente em função da “disputa com a IBM” pelos chips disponíveis.

A notícia, claro, foi muito bem-vinda para os demais clientes da Intel.😊

acordo entre a IBM e a Intel 2
Alguns modelos de microprocessadores Intel fabricados pela IBM

O anúncio do acordo informava ainda que a IBM também havia sido autorizada a produzir “outros componentes” para uso próprio, muito embora mais detalhes não tenham sido divulgados.

Dentre estes “outros componentes”, muito provavelmente estaria incluso o “moderno” microprocessador Intel 80286 de 16 bits, que equiparia seu então secreto projeto “popcorn”, que hoje sabemos se tratar do IBM PC/AT, lançado no mesmo ano.

Pode parecer estranho que uma empresa, em vez de fabricar ela própria e vender seus chips, venha autorizar um terceiro para fazê-lo. Mesmo a valores de royalties especulados de menos de 5% do montante de chips que viria a ser produzido pela IBM.

A questão aqui beirava a “sobrevivência” e a credibilidade da empresa, visto que a demanda era muitas vezes superior à capacidade que a Intel tinha de atender. Neste sentido, o porta-voz da Intel na época chegou a comentar que não acreditava que o acordo com a IBM afetasse o faturamento da empresa, sendo “útil para a Intel ao liberar essa capacidade adicional para fabricar o Intel 8088 para outros clientes ou para fabricar outros chips”.

Vale lembra que este tipo de “transação” não era novidade. Lá pelos idos de 1976, Intel e AMD já haviam feito algo similar, com as empresas fazendo “licenciamento cruzado” de suas patentes, onde cada uma delas passava a poder se utilizar de tecnologias desenvolvidas pela outra.

Soma-se ainda o fato de que, semanas antes do novo acordo com a IBM, a Intel havia assinado um termo similar com a fabricante de computadores Commodore International, que também planejava lançar seu próprio “PC” nos meses seguintes.

acordo entre a IBM e a Intel 3
Outras empresas também fabricariam chips Intel

Além disso, uma cláusula do acordo permitia à Intel licenciar seus chips também a outros fabricantes, como ocorreria de fato com a AMD, a NEC, a Harris e a Siemens, criando assim um “padrão” na indústria e uma rede de parceiros.

E com esta estratégia, aparentemente “equivocada”, a Intel passava a praticamente dominar o cenário dos microprocessadores… onipresente. Mesmo que sob outras “marcas”.

Com o novo negócio fechado, a IBM começaria, ainda no mesmo ano, a produzir suas próprias unidades do Intel 8088. Entretanto, a parte talvez mais importante do acordo era que, com ele, a IBM passaria também a ter autorização para a futura fabricação do Intel 80286 e de outros novos chips que a Intel eventualmente viesse a produzir.

Muito possivelmente esta estratégia estava (secretamente) relacionada ao novo e avançado sistema operacional que a IBM gestava eu seus laboratórios e que demandaria novas CPUs de maior capacidade, como o i286…

Este novo sistema, desenvolvido conjuntamente entre IBM e Microsoft a partir do ano seguinte e que tinha o objetivo de se tornar o sucessor do PC-DOS/MS-DOS, conheceríamos três anos depois. Seu nome? IBM Operating System/2 ou simplesmente OS/2. 😊

E você, teve algum dos modelos de computador IBM?

Comercial IBM PC de 1984
Comercial IBM do Natal de 1984