Em 22 de julho de 1980, representantes da IBM reúnem-se secretamente com Bill Gates, Paul Allen e Steve Ballmer da Microsoft. Iniciava-se a aliança IBM Microsoft.

Nesta reunião a IBM, que já vinha desenvolvendo (na moita) o IBM PC, desejava discutir a licença de uso de alguns dos softwares Microsoft no novo computador IBM PC.

Durante a conversa, a IBM coloca ainda sua demanda por um sistema operacional de disco (DOS) para o PC, questionando se a Microsoft poderia fornecê-lo.

De pronto, Bill Gates indica o sistema CP/M da Digital Research (DR), um DOS que era referência e dominava o mercado na época, recomendando que a IBM contactasse Gary Kildall, proprietário da DR.

O contato com a DR foi feito e, por algum motivo, não chegaram num acordo… Somava-se ainda o fato da versão x86 do CP/M também não estar concluída naquele momento.

A IBM volta então a conversar com a Microsoft que, com medo de perder a oportunidade de vender seu BASIC e seus outros softwares, diz à IBM que “teria” um DOS para o novo PC.

Mas peraí? Como a Microsoft vai negociar um sistema que eles não tinham?

É aí que a parte interessante da história começa. 😊

Após mentirem descaradamente para a IBM na reunião (veja o vídeo abaixo), saíram em busca de algum sistema que já estivesse pronto.

Paul tinha “ouvido falar” que a empresa Seattle Computer Products (SCP), que tinha projetado um dos primeiros PCs com o novo processador 16 bits Intel 8086, por conta do atraso no lançamento da versão x86 do CP/M foi forçada a criar seu próprio DOS, Quick and Dirty Operating System (QDOS), fortemente “inspirado” no CP/M.

E adivinhem de quem a Microsoft comprou, por US$ 50mil, um “DOS” para depois mostrar pra IBM que ela própria tinha desenvolvido um sistema para o novo PC?

Então…  da Seattle Computer Products 😉.

Nascia aí o MS-DOS e uma das alianças que criaria a plataforma (o PC) que viria a dominar o mercado de computadores pessoais daí em diante, dizimando nas décadas seguintes quase que a totalidade das demais arquiteturas, à exceção da Apple.

Assim, o mundo daria adeus aos MSX, aos Sinclair, aos Commodore, aos Acorn, aos TRS, aos NEC-PC, e muitos… muitos outros. 😢

Ao mesmo tempo, tinha início império da Microsoft.

E você, usou alguma versão do MS-DOS?

Microsoft e o nascimento do MS-DOS