O microprocessador Intel 8086 de 1978

Em 08 de junho de 1978, o microprocessador Intel 8086, codinome iAPX 86, era apresentado ao mercado pela Intel, a gigante dos microchips.

O Intel 8086, ou simplesmente i8086, é um microprocessador com arquitetura interna de 16bits (ou 16 dígitos binários), cujo desenvolvimento iniciado em 1976 partiu do status de “tapa-buraco-temporário”, para originar toda uma família de sucesso de CPUs, que estão até hoje entre nós sob a denominação “x86 compatível”.

microprocessador Intel 8086 2
Vista ao microscópio do Intel 8086

A história contada é que a Intel vinha trabalhando desde 1975 em um microprocessador avançado de 32bits, codinome iAPX 432, mas que teve dificuldades técnicas no seu desenvolvimento.

Percebendo a provável demora do projeto, a direção da empresa precisava lançar “algo” no mercado para suceder os bem sucedidos Intel 8080 e Intel 8085, a fim de não ficar para trás na corrida contra as empresas Zilog, Texas Instruments, Motorola e National, fabricantes de microprocessadores concorrentes na época.

Dada toda a pressão dessa urgência, reza a lenda que, em apenas três semanas, dois engenheiros da Intel teriam concebido o projeto do Intel 8086.

microprocessador Intel 8086 3
Inúmeras variantes foram produzidas por diversos fabricantes distintos

Construído com 29mil transistores e com opções de velocidades de 5, 8 e 10MHz, o Intel 8086 possui uma estrutura interna com uma unidade lógica e aritmética, registradores e instruções capazes de manipular dados em blocos (palavras) de 16bits e capacidade para endereçar até 1MB de memória (20 bits), uma enormidade para a época.

No ano seguinte, uma versão simplificada com conexões externas em 8bits, o Intel 8088, foi lançada com o objetivo de baratear os custos do desenvolvimento dos computadores, visto que a indústria ainda projetava custos elevados para fabricar placas que suportassem uma arquitetara 16bits.

microprocessador Intel 8086 2
Anúncios do Intel 8086 da época

E seria exatamente ele o escolhido para ser o cérebro do primeiro computador IBM PC.

O iAPX 432, projeto original da empresa, só lançado em 1981, sendo um dos maiores fiascos da história Intel.

E você, teve algum computador com o Intel 8086?

Os processadores 8086 e 8088
Evolução das CPUs Intel de 1971 até hoje