O IBM PC nascia em 1981

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 12 de agosto de 1981, no hotel Waldorf-Astoria em Nova Iorque, a IBM lançava o computador pessoal que mudaria a história do mundo: o IBM PC nascia.

Claro que a IBM já tinha criado diversos outros computadores antes disso, mas até então nunca tinha voltado seu foco para o mercado doméstico.

Batizado de IBM 5150, ou simplesmente IBM PC, foi um divisor de águas. Não pelo que ele “era”, afinal sua configuração nem era tão “especial” para a época. Mas pelo que ele viria a ser.

ibm pc nascia 2
O PC “por dentro”

Usava um processador Intel 8088 [1] rodando a 4,77MHz, tinha 16KB de memória RAM (expansível a 256KB), 40KB de memória ROM, um drive de disquetes de 5 ¼ com capacidade de 160KB, porta para gravador k7 e custava a bagatela de US$ 1565. A versão “top” com monitor colorido podia chegar a US$ 6.000!

Vinha também recheado de opções de softwares que podiam ser adquiridos separadamente como o PC-DOS, CP/M-86, Visicalc (planilha), entre outros.

ibm pc nascia 3
Anúncios

O mais admirável é que o projeto do IBM PC, de nome código “Project Chess” (projeto xadrez) tinha sido aprovado em agosto de 1980. Ou seja, o PC foi concebido e produzido num período de apenas 1 ano. Uma enorme façanha de engenharia.

Um ano depois, em 1982, a Compaq lançava o primeiro “clone” do PC, visto que a IBM tinha tornado “pública” sua arquitetura. Uma decisão controversa, pois, ao mesmo tempo que ajudou a popularizar a “arquitetura PC” no mundo, fez com que a IBM gradativamente fosse perdendo sua fatia no mercado para seus concorrentes.

ibm pc nascia 4
Exemplos brasileiros

Isso se tornou ainda mais grave ao terem aberto mão do controle do “sistema operacional” do PC, que deixaram totalmente à cargo da Microsoft [2].

Fato é que 8 de cada 10 computadores no mundo hoje usam a arquitetura PC, baseada em processadores x86 compatíveis. E a IBM não fabrica mais nenhum PC.


E você, usou algum computador similar nessa época?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

ibm pc nascia 5
O IBM/PC no MCCEmu
Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

A história do IBM/PC
Rreview do IBM5150, o “IBM PC”.
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.