Em 04 de novembro de 1982, a ainda jovem empresa americana Compaq anunciava seu primeiro produto, o microcomputador Compaq Portable.

Era o primeiro equipamento portátil all-in-one (tudo em um) de sucesso, 100% compatível com o IBM PC (lançado 2 anos antes), mas não fabricado pela IBM.

Não era um simples clone… Era algo que podia ser transportado pelo dono até mesmo como bagagem de mão em um avião. E ainda por cima tinha preço menor que os concorrentes! 😊

microcomputador Compaq Portable 2
Vista externa

O Compaq Portable foi o precursor dos notebooks e laptops como conhecemos hoje e ajudou a Compaq a se tornar o maior fabricante de computadores do mundo nos anos 90.

Sua criação foi possível pois a IBM, no projeto do PC, optou por usar componentes de mercado” em sua construção, sem nenhum chip customizado.

A única parte “proprietária” era seu BIOS, que teve uma versão 100% compatível criada do zero pela empresa, ao custo de US$ 1 milhão e 1 ano de trabalho.

microcomputador Compaq Portable 3
Vista interna

A equipe formada por 18 engenheiros e programadores, utilizou-se de engenharia reversa no processo, usando técnicas de sala limpa, permitindo que eles evitassem acusações posteriores de violação de direitos autorais por parte da IBM. E deu certo. 😊

O sucesso da Compaq em escapar do processo judicial promovido pela IBM, em função do método de engenharia reversa adotado, abriu caminho para a infinidades de PC compatíveis que surgiriam depois.

Pesando por volta de 15kg, o computador Compaq Portable contava com um microprocessador Intel 8088 rodando a 4,77MHz de velocidade, memória RAM de 128KB (expansível nativamente até 256KB), monitor monocromático verde CGA/MDA de 9” integrado, duas unidades de disquete de 5 ¼ e cinco slots internos de expansão.

microcomputador Compaq Portable 4
Anúncios da época

Suas vendas começariam em março de 1983, mesmo mês de lançamento do IBM PC/XT 5160, sendo um sucesso tremendo, vendendo mais de 53 mil unidades no primeiro ano e gerando um faturamento de US$ 111 milhões.

Este resultado produziu o maior faturamento da história americana para uma empresa em seu primeiro ano de vida. Ela foi também a empresa que chegou mais rápido na lista “Fortune 500”, além de ser a empresa que mais rápido atingiu o faturamento anual de US$ 1 bilhão.

Compaq Portable Plus

Após o lançamento do modelo original, a Compaq percebeu que algumas lojas de informática estavam modificando os computadores, a pedido dos clientes, substituindo uma das unidades de disquetes por um disco rígido, conhecidos naquela altura como “winchester”.

microcomputador Compaq Portable 6
O microcomputador Compaq Portable Plus

A empresa, reconhecendo uma boa oportunidade de negócios, deve ter pensado consigo mesma: por que eu mesma não faço isso?

microcomputador Compaq Portable 7
Anúncio da época do lançamento

Assim, em novembro de 1983, nascia o modelo o modelo Compaq Portable Plus, basicamente idêntico ao original, mas contendo, além de um disco rígido de 10MB no lugar de um dos drives de disquete, uma nova plaqueta de identificação agora na cor dourada (em vez da prata). E só. 😁Ahh, claro, custando a bagatela de US$ 4.995…

Modelos Posteriores

Nos anos seguintes diversos novos modelos foram produzidos.

microcomputador Compaq Portable 5
Outros modelos portáteis produzidos pela Compaq

Um equipamento histórico e que marcou a quebra do “monopólio” da IBM na fabricação dos PCs, mudando para sempre o universo dos computadores pessoais.

Na virada do milênio, a Compaq travaria uma batalha de preços com as empresas Dell e a HP, até ser adquirida em 2002 por esta última.

E você, qual foi o primeiro modelo de computador portátil/transportável que conheceu?

Restaurando o Compaq Portable
Demonstração Compaq Portable Plus