O microcomputador IBM PC/AT 5170 de 1984
Em 14 de agosto de 1984, a gigante dos computadores IBM lançava o novo membro da família IBM PC, o IBM PC/AT 5170.
Quinto modelo da linha de PCs da IBM, formada pelo IBM PC 5150, IBM PCjr 4860, IBM PC/XT 5160 e do IBM Portable 5155, o IBM Personal Computer/Advanced Technology modelo 5170, ou simplesmente IBM PC/AT, chegava para substituir o IBM PC/XT, trazendo uma série de novidades.
O IBM PC/AT 5170 contava agora com o poderoso microprocessador de 16 bits Intel 80286 (operando a 6 MHz de velocidade no primeiro modelo), introduzindo melhorias significativas em relação ao seu antecessor, o Intel 8088, como maior performance por ciclo de relógio (clock) e suporte ao modo de operação protegido. Isso permitia um melhor gerenciamento da memória, maior estabilidade do sistema e funcionalidades para sistemas multitarefa e multiusuário.
Outra novidade do IBM PC/AT 5170 foi sua capacidade de memória ampliada, que apesar de vir de série com apenas 256 KB de memória RAM, era expansível até 16 MB, uma quantidade impressionante para a época, permitindo que o computador suportasse aplicações mais complexas e exigentes.
Seu armazenamento interno passava também a contar com um disco rígido de 20 MB “de série”, além de novas unidades de disquetes de 5 ¼”de 1,2 MB de capacidade, três vezes mais que os modelos da geração anterior. O novo sistema incluiria ainda suporte às unidades de 3 ½”, lançadas posteriormente.
Outra novidade recebida com alegria pelos usuários foi a inclusão de um relógio de tempo real (RTC) integrado ao sistema, eliminando a necessidade de instalação de placas de expansão dedicadas a esta função. Neste mesmo sistema, foi criada uma unidade de memória “não-volátil”, utilizada para armazenar configurações usadas pelo sistema BIOS, acabando de vez com as antigas “chaves de configuração” existentes nos modelos anteriores.
A BIOS do IBM PC/AT 5170 foi aprimorada para oferecer melhor suporte a novas tecnologias e maior flexibilidade na configuração do sistema (agora realizada totalmente por software), que incluíam a capacidade de definir a ordem de inicialização dos discos e o suporte a novos periféricos.
Talvez a maior e mais importante de suas mudanças, os barramentos de dados internos (e os slots de expansão) foram também aprimorados, passando a dispor de linhas de 16bits de dados, criando aquele que ficaria conhecido como padrão ISA (Industry Standard Architecture), ampliando a capacidade, permitindo uma maior largura de banda e com melhor desempenho em relação ao seu predecessor. Por tabela, o padrão de 8bits anterior passaria a ser chamado de ISA 8bits.
Esse “upgrade” no barramento foi cuidadosamente planejado pelas equipes de projeto, fazendo com que o novo computador fosse totalmente compatível com as versões anteriores IBM PC e IBM PC/XT, de modo que tanto as antigas placas de expansão de 8 bits, como quaisquer dos softwares preexistentes, funcionassem normalmente no IBM PC/AT 5170.
O novo teclado “padrão AT” foi outra enorme novidade, agora com 84 teclas (101 posteriormente), que incluíam um teclado numérico reduzido e sinais indicadores luminosos tipo LED (Caps Lock, Scroll Lock e Num Lock), que podiam ser controlados pelo computador. Sua segunda geração, de 101 teclas, é exatamente este modelo que nos acompanha até os dias atuais e que provavelmente você deve estar usando se estiver em um computador tipo desktop. 😊
Juntamente com o novo computador, buscando dar suporte a todas as novas funcionalidades, a IBM lançava também a nova versão do sistema operacional IBM PC DOS 3.0, que incluía um suporte básico para comunicação em rede.
A nova arquitetura de 16bits do IBM PC/AT motivaria ainda a criação de um novo padrão de interface de comunicação para discos rígidos, que receberia o nome oficial de ATA (Advanced Technology Attachment ou AT Attachment), com as iniciais “AT” derivadas exatamente do computador IBM PC/AT. Contudo, esta interface era mais popularmente conhecida como IDE, seu nome original.
Mercado
A introdução do processador Intel 80286, com seus novos recursos, abriu caminho para as futuras gerações de sistemas operacionais, em especial o Microsoft Windows, além de inúmeros aplicativos.
Apensar de uma boa recepção inicial, o preço “salgado” do IBM PC/AT 5170 (cuja versão básica iniciava em US$ 5.295) reduziu significativamente o apelo pela realização de upgrades, por parte dos usuários, para a nova plataforma.
Com as vendas do IBM PC/AT em queda no ano seguinte, visto que os usuários haviam voltado a adquirir IBM PC/XT (US$ 3.000 mais barato), a IBM lançaria em 1986 o pouco conhecido IBM PC/XT 286 modelo 5162, que também utilizava o processador Intel 80286 de 6MHz.
Anunciado como uma versão “mais básica” do IBM PC/AT 286, no fim das contas acabava tendo performance superior a ele, visto que usava um tipo de chip de memória RAM mais rápido.
Não tardaria para que versões concorrentes compatíveis fossem lançadas, com uma infinidade de fabricantes produzindo modelos que atingiriam a espantosa velocidade de 25MHz.
Percebendo que havia perdido o controle da arquitetura que ela própria havia criado, a IBM anunciaria em 2 de abril 1987 o lançamento de sua nova linha IBM Personal System/2 (PS/2), descontinuando toda linha PC, tendo produzido o último modelo IBM PC/AT em junho de 1987. Era o fim de uma era…
Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!
E você, teve algum modelo de computador compatível com o IBM PC/AT?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O IBM PC 5150 de 1981
- O microcomputador IBM PCjr 4860 de 1983
- O microcomputador IBM PC/XT 5160 de 1983
- O IBM Portable Personal Computer 5155 de 1984
- O microprocessador Intel 80286 de 1982
- O microprocessador Intel 8088 de 1979
- O sistema operacional IBM PC-DOS de 1981
- O padrão ATA para dispositivos de armazenamento de 1994
- O sistema operacional Microsoft Windows 1.0 de 1983
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: