Em fevereiro de 1984, a gigante dos computadores IBM lançava sua versão portátil do IBM PC, o IBM Portable Personal Computer 5155, mais conhecido como IBM Portable PC.

IBM Portable Personal Computer 5155 2
Vista traseira

Representando a entrada da renomada International Business Machines Corporation (IBM) no mercado de computadores portáteis, o IBM Portable Personal Computer 5155 modelo 68 foi um dispositivo pioneiro, que combinava a enorme reputação de confiabilidade e inovação da IBM, com a crescente demanda por computadores que pudessem ser levados para qualquer lugar.

Do tamanho de uma maleta de viagem e pesando cerca de 13,6 kg, foi um dos primeiros computadores portáteis desenvolvidos pela IBM, como resposta ao estrondoso sucesso do concorrente Compaq Portable, lançado dois anos antes.

IBM Portable Personal Computer 5155 3
Vista interna

O IBM Portable Personal Computer 5155 tinha as mesmas características e desempenho do seu antecessor IBM PC/XT 5160, com uma placa-mãe idêntica e tendo como cérebro o mesmo processador Intel 8088 de 4,77 MHz de velocidade, memória RAM de 256 KB (expansível até 640 KB), placa de vídeo CGA conectada ao monitor âmbar integrado de 9 polegadas, uma ou duas unidades de disquetes de 5 ¼” de 360KB de capacidade, teclado destacável de 83 teclas, além de oito slots de expansão ISA de 8bits e conexões externas paralela, serial e de vídeo para um monitor colorido ou TV.

IBM Portable Personal Computer 5155 4
Placa principal

Quanto ao software, o IBM Portable Personal Computer 5155 era compatível com o sistema operacional IBM PC-DOS versão 2.10, fornecido de fábrica, além de suportar outros sistemas como o CP/M-86, o UCSD p-System e o Xenix.

Utilizado principalmente por profissionais que precisavam de mobilidade e flexibilidade, como engenheiros, consultores, vendedores e educadores, aceitava a maioria dos periféricos e softwares do IBM PC, como impressoras, modems, mouses, planilhas eletrônicas, processadores de texto e jogos, muito embora seus slots internos não fossem todos capazes de receber placas de tamanho completo, em função do espaço ocupado pelos drives de disquete.

IBM Portable Personal Computer 5155 5
Anúncio da época

Um dos primeiros passos da IBM na busca por um computador pessoal verdadeiramente portátil, o IBM Portable Personal Computer 5155 foi rapidamente substituído pelo IBM Convertible 5140, lançado em 2 abril de 1986, mais leve, mais compacto e com uma bateria interna recarregável.

E você, qual primeiro modelo portátil de computador conheceu?

Review do IBM Portable Personal Computer 5155