A câmera digital Apple QuickTake de 1994

Em 17 de fevereiro de 1997, a estadunidense Apple anunciava sua câmera digital Apple QuickTake.

Um dos primeiros modelos de câmera digital voltados para o consumidor, a câmera digital Apple QuickTake 100 foi apresentada publicamente na edição de Tóquio da feira MacWorld, surgindo em um período em que as câmeras digitais estavam em sua infância, com a maioria das pessoas ainda familiarizadas com as câmeras analógicas tradicionais.

Com uma resolução máxima de 640×480 pontos e 24 bits de cor (revolucionário para a época), era capaz de armazenar até oito fotos em alta resolução ou 32 fotos em baixa resolução na sua memória interna.

Projetada e fabricada pela empresa japonesa Chinon, contava com um display LCD que mostrava algumas informações básicas, um flash embutido e botões para controlar o modo do flash, a resolução, temporizador e um botão “lixeira”, que apagava toda a memória. Que perigo!

câmera digital Apple QuickTake 2
Vistas externas

As fotos não podiam ser visualizadas, pois não havia um display integrado. Para recuperar as imagens, era necessário conectar a Apple QuickTake 100 ao computador por um cabo serial, cujo software, compatível com os sistemas operacionais Mac OS e Windows, oferecia funções básicas de edição (girar, redimensionar e cortar), além de permitir ao usuário exportar as imagens selecionando o formato de arquivo e a quantidade de cores desejadas.

Em abril de 1995 a Apple lançaria o modelo QuickTake 150, uma versão que, embora tivesse basicamente o mesmo hardware do modelo anterior, era capaz de armazenar uma maior quantidade de imagens na memória interna. Paralelamente a empresa ofereceu aos usuários do modelo Apple QuickTake 100 um “upgrade”, que a transformava em um modelo equivalente ao QuickTake 150, batizada “Quicktake 100 Plus”.

A Apple QuickTake 200, o último modelo da linha, lançado em 1996, foi produzida pela Fujifilm e tinha um design diferente, com uma tela LCD de 1,8” integrada (que agora permitia ver as fotos) e um slot para cartão de memória.

A QuickTake 100 foi considerada pela revista Time como “a primeira câmera digital para consumidores”, classificando-a entre os “100 gadgets mais importantes e influentes de 1923 até o presente”.

câmera digital Apple QuickTake 3
Apple QUickTake 200, último modelo

Apesar de outras câmeras digitais terem sido lançadas antes, como a Dycam Model 1 e a Fuji DS-X, a QuickTake 100 foi provavelmente a primeira versão a ter uma ampla aceitação do público, apesar do preço salgado de US$ 750.

As vendas do primeiro modelo só seriam efetivamente iniciadas meses depois do anúncio, em 20 de junho de 1994.

Um produto inovador, que colaborou para o desenvolvimento e popularização da fotografia digital, reforçando a já conhecida posição da Apple como empresa visionária e criativa, que buscava sempre oferecer aos seus clientes experiências únicas e de qualidade.

Com a entrada de empresas como Kodak, Fujifilm, Canon e Nikon (historicamente grandes “players” do mundo da fotografia) no segmento digital, as expectativas da Apple sobre o produto foram reduzidas, sendo a linha descontinuada definitivamente em 1997.

E você, qual foi o primeiro modelo de câmera digital que possuiu?

Comercial de TV
Review da Apple QuickTake 100