O vírus de computador NetSky de 2004

Em 16 de fevereiro de 2004, o vírus-worm de computador NetSky era detectado pela primeira vez.

O NetSky foi mais um dos muitos vírus de computador do tipo worm dos anos 2000, capaz de afetar os computadores tipo PC de usuários desprevenidos que executavam o sistema operacional Microsoft Windows.

Assim como outros worms da época, este malware se espalhava por e-mail, muitas vezes escamoteado como documentos ou arquivos inofensivos, enganando os destinatários desavisados. Uma vez o arquivo anexo aberto, o worm infectava a máquina do usuário e se espalhava para outros dos seus contatos de e-mail, criando uma cadeia de propagação rápida.

Algumas versões do NetSky também se copiavam para pastas compartilhadas a fim de se propagarem pelas redes locais e aplicativos de compartilhamento de arquivos Peer2Peer.

Além disso, o NetSky era conhecido por incluir mensagens provocativas e até mesmo insultos em seus e-mails maliciosos, muitas vezes tentando enganar os usuários para que abrissem os anexos por curiosidade. Essa abordagem socialmente engenhosa adicionava uma camada extra de complexidade à sua disseminação.

vírus de computador NetSky 2
O pai da criança

Além da versão detectada no dia de hoje, teve muitas variantes lançadas nos meses seguintes, que incluíram outras funcionalidades prejudiciais, como desativar software antivírus, bloquear acesso a sites de segurança e até mesmo abrir portas de backdoor para possíveis explorações futuras por hackers.

O virus NetSky ficou também famoso por conter, dentro do seu código, comentários insultando os autores de outros worms, como o Bagle e o Mydoom, e, em alguns casos, rotinas que removiam versões desses vírus.

Essa “guerra” entre os criadores de worms gerou um aumento significativo no número de variantes produzidas, fazendo com que em junho de 2004, o Bagle tivesse cerca de 28 variantes, o NetSky cerca de 29 e o Mydoom cerca de 10. 😊

Até outubro de 2006, a variante P do NetSky permaneceu como vírus de e-mail mais prevalente em todo o mundo, apesar de ter mais de dois anos e meio de idade, demonstrando que a maioria das pessoas ainda estavam despreparadas para se protegerem dos vírus de computador. Ele só teria sua popularidade superada por uma variante da família de malware Stration, no mês seguinte.

Houve ainda pessoas que tentaram pegar carona na “popularidade” do vírus. Um exemplo foi o do músico de drum and bass NetSky, que baseou seu nome artístico no worm. Segundo ele, era uma estratégia para impedir que as pessoas baixassem suas músicas ilegalmente na Internet, alegando que havia uma chance de as pessoas baixarem o vírus ao pesquisarem suas músicas online.

O autor do NetSky foi identificado como Sven Jaschan, um jovem alemão de 18 anos, também responsável pela criação de outros worms, como o Sasser. Após confessar a autoria do NetSky, Jaschan foi preso e condenado a 21 meses de liberdade condicional.

E você, foi uma das vítimas do NetSky?

Uma das versões do NetSky em ação