Em 15 de fevereiro de 1990, a gigante IBM lançava sua linha de computadores de alta performance IBM RISC System/6000 (RS/6000).

Desenvolvido pela International Business Machines Corporation (IBM), o IBM RISC System/6000, ou simplesmente IBM RS/6000, foi uma família de servidores, estações de trabalho e supercomputadores, baseados no sistema operacional Unix e na arquitetura Reduced Instruction Set Computing (RISC), que prioriza a execução eficiente de um conjunto reduzido de instruções básicas.

IBM RISC System 6000 RS 6000 2
PLACA da CPU POWER1, utilizada nos RS/6000

Lançado no dia de hoje, este sistema chegava para substituir as estações de trabalho IBM RT PC (RISC Technology Personal Computer) como a plataforma de computação da IBM para aplicações científicas e de engenharia.

O RS/6000 foi o primeiro computador da IBM a usar os processadores da linha POWER e posteriormente PowerPC, estes últimos desenvolvidos em parceria com a Apple e a Motorola.

A família também incluía as linhas POWERserver, POWERstation e Scalable POWERparallel, que ofereciam diferentes níveis de desempenho, escalabilidade e paralelismo.

IBM RISC System 6000 RS 6000 3
RS/6000 7012/320: primeiro modelo desktop

Inicialmente baseado na arquitetura Micro Canal (MCA), proprietária da IBM, teve seus últimos modelos de CPUs POWER adotando o padrão PCI. Quando da migração para os microprocessadores PowerPC, aderiram aos padrões PReP e CHRP, que permitiam a execução de múltiplos sistemas operacionais, como Windows NT, NetWare, OS/2, Solaris, Taligent, AIX e Mac OS. Na prática, contudo, apenas a variante Unix da própria IBM, conhecida como AIX, acabou sendo utilizada no ambiente.

O Linux também foi um dos sistemas operacionais suportados pelos sistemas baseados em CHRP, mas somente após a linha RS/6000 ter sido rebatizada como “eServer pSeries” nos anos 2000.

IBM RISC System 6000 RS 6000 4
RS/6000 7013/520: primeiro modelo “deskside” (de piso)

Uma característica notável do IBM RISC System/6000 foi sua escalabilidade, adaptando-se tanto às necessidades de usuários individuais quanto a ambientes corporativos que demandavam alto poder de processamento

Com uma variedade de modelos e configurações, esse sistema permitia aos usuários adaptar suas máquinas de acordo com as demandas específicas de seus projetos e aplicações, sendo utilizado em diversas áreas de pesquisa, educação, indústria, governo e defesa, dada sua reconhecida confiabilidade, disponibilidade e capacidade de processamento.

IBM RISC System 6000 RS 6000 5
RS/6000 7013/520: primeiro modelo “rack”

O RS/6000 começaria a ser descontinuado em outubro de 2000, com linha de  servidores, e em 2002, as estações de trabalho, substituídos pelas linhas eServer pSeries e IntelliStation POWER, respectivamente.

A família ganharia ainda posteriormente novas denominações, como a System p5 (com o lançamento do processador POWER5 em 2004), a Power Systems em 2008.

Laptops

Uma versão “portátil” tipo laptop da arquitetura IBM RISC System/6000 seria também produzida, numa parceria entre a empresa Tadpole Technology e a IBM.

Anunciado em 8 de março de 1994, o IBM RS/6000 7007 modelo N40 contava com um microprocessador PowerPC 601 rodando a 50MHz de velocidade, memória RAM de 16MB (até 64MB), tela LCD colorida integrada, disco rígido de 340MB (ou 540MB), slots PCMCIA, bateria interna, além de portas externas paralela, serial, SCSI, vídeo, rede, modem e áudio.

IBM RISC System 6000 RS 6000 6
RS/6000 7007/N40: a estação “portátil”

Assim como os demais servidores, estações de trabalho e supercomputadores da família, foi um dos poucos laptops capazes de executar o poderoso sistema operacional IBM AIX.

Projetado para atender às necessidades de profissionais que precisavam de uma “estação de trabalho” portátil com alto desempenho e total compatibilidade com a plataforma RS/6000, enfrentou alguns desafios no mercado, como o alto custo (precinho “camarada” de US$ 12.000), a baixa autonomia da bateria (apenas 45 minutos com a bateria interna), o peso elevado e a falta de suporte a outros sistemas operacionais.

Foi descontinuado em 1997, sendo substituído pelos IBM ThinkPad Power Series, que usavam processadores PowerPC 603e e PowerPC 604e.

Fazendo História

A plataforma IBM RISC System/6000 produziria alguns exemplares que entrariam para a história, como o supercomputador Deep Blue, baseado no PowerPC 604e, que derrotou o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov em 1996, e o supercomputador ASCI White (do Lawrence Livermore National Laboratory) , baseado no POWER3, que foi o mais rápido do mundo entre os anos de 2000 e 2002.

E você, utilizou algum sistema IBM RISC System/6000 no passado?

vídeo “Introdução ao sistema IBM RISC System/6000” (1990)
Estação RS/6000 modelo 43P iniciando o sistema AIX