O sistema operacional Linux de 1991

Em 25 de agosto de 1991, Linus Torvalds, então estudante da universidade finlandesa de Helsinki, fazia o anúncio oficial daquele que viria a ser o mundialmente conhecido e livre sistema operacional LINUX.

Neste dia, Torvalds postava no grupo de discussão comp.os.minix da Usenet uma mensagem com o seguinte assunto:

o que você mais gostaria de ver no minix?”

sistema operacional Linux 2
Postagem no grupo comp.os.minix da usenet: primeira mensagem pública de Torvalds sobre seu novo sistema

Torvalds estava concluindo o “núcleo” (kernel) do seu sistema para computadores pessoais (PC) baseados no microprocessador Intel 80386 e portando alguns aplicativos básicos do sistema, como as versões do interpretador de comandos “bash” e o compilador da linguagem de programação C, o “gcc”.

Claro que, naquele momento, o sistema ainda não tinha a dimensão que tem hoje.

Nos grupo de discussão da Internet, ele pedia sugestões e comentava que disponibilizaria o “código fonte” do seu programa em breve, para todos que quisessem testá-lo. Tudo de forma livre e totalmente sem royalties, como sempre foi sua vontade.

Mas claro que Torvalds não “reinventou a roda”.

sistema operacional Linux 3
O sistema Linux é hoje parte integrante de diversos “pacotes” (ou distribuições) distintos.

Seu sistema era uma versão adaptada de outro sistema conhecido na época: o MINIX, criado pelo professor Andrew Stuart Tanenbaum (sim! aqueles dos livros de informática!) e com foco acadêmico/educacional.

E mesmo estes dois sistemas, o Linux e o Minix, tiveram ainda uma origem conceitual comum: o projeto do sistema MULTICS/UNIX da década de 60.

Só que a versão existente do MINIX naquela altura, desenvolvido originalmente para processadores de 16bits, tinha vários problemas para operação nos novos processadores de 32bits, que já começavam a se popularizar com a queda dos preços. Isso despertou em Torvalds a vontade de criar uma nova versão.

Outro fator que também incentivou Torvalds a criar seu próprio kernel foi a demora nos projetos GNU e BSD em disponibilizar versões para CPUs Intel 80386.

sistema operacional Linux 4
O criador

Mas afinal, como surgiu o nome Linux?

A ideia original do autor era batizar o sistema como FREAX, uma junção das palavras FREE + UNIX, que resultava também em um trocadilho com a expressão inglesa “freak” (esquisito).

Mas seu amigo Ari Lemmke, que administrava o servidor de arquivos da faculdade e tinha ficado a cargo de disponibilizar os programas na internet, não “curtiu” este nome.

Preferiu homenagear o colega, sem avisá-lo, publicando os programas na Internet sob o nome LINUX (uma “shipada” de Linus+Unix). E parece que deu match 😊.

E ao longo dos anos, o Linux foi muito além do universo dos PCs, estando presente numa infinidade de dispositivos como celulares, tablets, dispositivos de automação residencial, roteadores, TVs, decodificadores de TV por assinatura e streaming, automóveis e até veículos espaciais.

E você, já teve alguma experiência com o Linux?

Documentário “A História do Linux”