Em 22 de fevereiro de 1978, a dupla de cientistas da computação Brian Wilson Kernighan e Dennis MacAlistair Ritchie publicavam a primeira edição do livro A Linguagem de Programação C, um dos livros mais emblemáticos da história da computação.

A linguagem de programação C foi desenvolvida pelo cientista da computação norte-americano Dennis MacAlistair Ritchie (Dennis Ritchie), então funcionário do Bell Labs, no período entre 1969 e 1973, como parte dos seus esforços para desenvolvimento do sistema operacional UNIX.

Teve como ponto de partida a linguagem de programação B, criada anteriormente pelo seu colega de empresa Kenneth Lane Thompson (Ken Thompson) e depois “Incrementada” pelo próprio Ritchie, que a utilizou na criação do núcleo (kernel) do sistema UNIX, incluindo um compilador para a linguagem na primeira versão do sistema lançada em 1971.

Um ano depois, em 1972, Richie reescreveria a linhagem B, agora chamada por ele de “New B”, rebatizando-a finalmente como “C

E esta mesma linguagem “C”, que passaria a fazer parte do UNIX em sua segunda edição, foi utilizada para reescrever toda a versão 4 deste sistema operacional, contrariando a ideia de que sistema operacional rápido deveria ser necessariamente escrito em linguagem Assembly. 😊

E foi exatamente esta abordagem em escrevê-lo em uma linguagem de alto nível que tornou o sistema portável” para praticamente qualquer plataforma de hardware, universalizando sua possibilidade de uso em virtualmente qualquer ambiente.

livro A Linguagem de Programação C 3
A dupla que mudou a história das linguagens de programação

Nos anos seguintes, na medida em que o UNIX ia sendo ampliado e melhorado, sua linguagem C foi gradativamente sendo aprimorada, culminando com a publicação, na data de hoje, do livro “The C Programming Language” (A Linguagem de Programação C).

O livro, escrito em sua maior parte pelo também colega de empresa Brian Wilson Kernighan (Brian Kernighan), teve também a coautoria do criador da linguagem, Dennis Ritchie, cujo “manual de referência” original da linguagem figura na seção de apêndices do livro.

Uma publicação essencial e tida como a “bíblia” da linguagem, responsável pela formação de várias gerações de programadores.

É considerada por muitos a referência “oficial” da linguagem e ainda muito utilizada até os dias de hoje.

Com a linguagem tornando-se cada vez mais popular, com compiladores sendo produzidos para plataformas que iam do IBM PC aos Mainframes, ficava clara a necessidade de se estabelecer um padrão normativo para ela, desencadeando a criação, em 1983, do comitê X3J11 na American National Standards Institute (ANSI).

Após longos anos de trabalho e da publicação de várias versões preliminares, em 1989 era finalmente publicado o padrão definitivo “ANSI X3.159-1989 – Programming Language C“, que ficaria conhecido como “ANSI C”, “Standard C” ou C89.

O mesmo padrão seria convalidado por outro organismo normativo, a International Organization for Standardization (ISO), e publicado sob a denominação ISO/IEC 9899:1990, ou C90.

Ou seja, C89 e C90, são basicamente a mesma norma.

livro A Linguagem de Programação C 2
Segunda Edição do livro, já contemplado o ANSI C

Uma segunda edição do livro seria ainda publicada em 1988, contemplando as mudanças introduzidas no padrão ANSI C, sendo a última produzida.

A linguagem produziria ainda “filhotes”, como o Concurrent C, Objective C, C*, C# e o C++, além outros “parentes” um pouco mais distantes como D, Go, Java, JavaScript, Julia, Limbo, LPC, Perl, PHP, Python, Ruby, Rust, Swift e Verilog.

Há ainda uma curiosidade sobre o livro “A Linguagem de Programação C”.

livro A Linguagem de Programação C 4
O primeiro exemplo “Hello World” da história apareceu neste livro

Foi nele a primeira vez que se usou, como exemplo de introdução à sintaxe da linguagem, o programa “Hello World” (Olá Mundo), que simplesmente imprime na tela esta mensagem.

A partir de então, praticamente todos os documentos de referência de linguagens de programação adotaram este exemplo introdutório como padrão. 😊

Para conhecer ou relembrar:

A íntegra da Segunda Edição do livro pode ser acessada aqui neste endereço.

E você, já escreveu programas em linguagem C?

Entrevista com Dennis Ritchieem 2011, poucos meses antes de sua morte
Entrevista com Brian Kernighan sobre a linguagem C