Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 22 de fevereiro de 1978, o Departamento de Defesa norte-americano lançava o primeiro satélite do Sistema de Posicionamento Global Navstar GPS.

Esta história começaria ainda durante a Guerra Fria, quando do lançamento do Sputnik em 1957, o primeiro satélite artificial da história lançado pela extinta União Soviética.

Indignados com o pioneirismo soviético, pesquisadores norte-americanos começaram a monitorar o sinal de rádio enviado pelo Sputnik, observando que a frequência do sinal recebido aumentava na medida que o satélite se aproximava deles e diminuía ao se afastar, o conhecido fenômeno Efeito Doppler.

Perceberam que, medindo estes desvios de frequência, eram capazes de saber, com boa precisão, onde o satélite estava em determinado momento. Ao mesmo tempo, descobriram também que o raciocínio inverso, de identificar onde o usuário estava a partir da posição dos satélites, também poderia ser aplicado.

Nascia assim no ano seguinte, em 1958, o sistema TRANSIT, o primeiro sistema global de navegação por satélite, desenvolvido pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA), um sistema pioneiro e que foi o antecessor do nosso atual GPS.

gps
A constelação de satélites

O Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System), originalmente chamado Navstar GPS e popularmente conhecido pela sigla GPS, é um serviço (via radiocomunicação) de posicionamento, navegação e relógio baseado em uma constelação de satélites artificiais em órbita.

Trata-se de um projeto Iniciado pelo Departamento de Defesa norte-americano em 1973, que teve o primeiro satélite do sistema lançado na data de hoje, com outras três unidades lançadas até o final do mesmo ano.

Pertencentes ao governo dos EUA, o conjunto de satélites é operado pela Força Espacial dos Estados Unidos (United States Space Force  – USSF). É isso mesmo que você leu, os EUA têm uma “força espacial” de verdade. Não é coisa de filme. 😊🚀👩‍🚀

Originalmente destinado ao uso essencialmente militar, o sistema GPS teve o uso civil gradativamente liberado ao longo dos anos, iniciado por uma determinação do ex-presidente Ronald Reagan após um incidente aéreo em 1983, estando atualmente disponível a qualquer cidadão.

Sistema de Posicionamento Global Navstar GPS 2
Voo Korean Airlines 007: tragédia que motivou a liberação para uso civil

Já incorporado em nosso dia a dia, o sistema GPS está presente quando precisamos encontrar o trajeto até um determinado destino, pesquisar mapas, localizar veículos de empresas, monitorar cargas importantes, consultar existência de ruas, saber se seu ônibus está chegando ou mesmo para saber se nosso querido familiar chegou seguro em casa.

O sistema consiste em um conjunto mínimo de 24 satélites ativos, além de satélites extras acionados conforme a necessidade, posicionados em uma altitude de 20,2mil km e que completam (cada um) duas órbitas por dia em torno da Terra.

Sistema de Posicionamento Global Navstar GPS 3
Magellan NAV 1000 de 1988: Primeiro receptor GPS portátil comercial da história

Com ele, um receptor simples de GPS, situado em qualquer lugar do planeta e que esteja conseguindo receber o sinal de ao menos quatro dos satélites, é capaz de identificar sua posição sobre o globo com uma precisão de alguns metros, o que é suficiente para a grande maioria das aplicações.

Receptores avançados, como os usados para fins de engenharia ou científicos, são capazes de reduzir a precisão da medida para alguns centímetros.

Sistema de Posicionamento Global Navstar GPS 4
Benefon Esc! de 1999: primeiro celular da história com GPS integrado

Uma das grandes vantagens do sistema é não exigir que o usuário transmita de volta nenhuma informação, nem mesmo por meio de redes de celulares ou Internet, muito embora o auxílio destes sistemas, quando disponíveis, podem aumentar a precisão do sistema.

A completude da constelação de 24 satélites só seria alcançada 15 anos depois, em 8 de dezembro de 1993, tendo custado mais de US$ 12 bilhões.


E você, para quais finalidades usa o sistema GPS?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

O sistema NAVSTAR
Como funciona o sistema GPS?
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *