O satélite Intelsat I Early Bird de 1965

Em 28 de junho de 1965, era ativado pela INTELSAT o Intelsat I Early Bird, primeiro satélite comercial de comunicações geoestacionário da história.

Com a fundação estimulada pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy, a International Telecommunications Satellite Organization (ITSO/INTELSAT), foi um consórcio público-privado que tinha por objetivo oferecer serviços de telecomunicações via satélite para os países membros.

Seu primeiro satélite, lançado meses antes no dia 6 de abril, depois de várias manobras, foi posicionado sobre oceano Atlântico aos 28° oeste de longitude.

satélite Intelsat I Early Bird 2
O satélite INTELSAT I

Fabricado pela empresa Hughes (sim, do magnata Howard Hughes, aquele retratado no filme “Aviador”, com o Leonardo DiCaprio), o satélite media 76x61cm e pesava 34,5kg.

Funcionando basicamente como um “repetidor” de radiofrequências, capaz de retransmitir sinais de TV, telefonia, telégrafo e fax, foi o responsável pela primeira chamada telefônica comercial entre os EUA e a Europa.

Seu sucesso abriu caminho para todas as gerações futuras de sistemas de telecomunicações de satélites geoestacionários, aqueles que ficam “virtualmente parados” em uma posição no céu.

Em 1965, o satélite foi utilizado na primeira transmissão ao vivo da operação de recuperação do módulo de uma espaçonave da NASA, a Gemini 6.

satélite Intelsat I Early Bird 3
Engenheiros trabalhando na fabricação do “Early Bird”

Embora sua vida útil tenha sido planejada para apenas 18 meses, operou por mais de quatro anos, até janeiro de 69, quando foi desativado. Contudo, neste mesmo ano, em junho, foi reativado mais uma vez para ajudar nas comunicações da histórica missão Apollo 11, que levou o homem à lua.

Nada mal para um “passarinho” de apenas 35kg. 😊.

Recebeu o curioso apelido de “Early Bird”, uma apologia ao provérbio “The early bird catches the worm”, que, numa interpretação livre, equivaleria ao nosso “Deus ajuda a quem cedo madruga”.

E você, sabia que existe um serviço que utilizamos frequentemente hoje e que depende de satélites?

Videodocumentário sobre o INTELSAT I “Early Bird”
A história transmissão ao vivo de recuperação da Gemini 6.