Em 13 de dezembro de 1962, o foguete Thor-Delta-B, da agência espacial norte-americana NASA, lançava de Cabo Canaveral o satélite Relay I de comunicação.

O Programa Relay foi um projeto norte-americano financiado pela NASA, que objetivava o lançamento de três satélites experimentais ativos de comunicação produzidos pela empresa RCA.

O projeto tinha três objetivos principais: testar comunicações transoceânicas, medir a radiação no trajeto até sua posição orbital e identificar até que ponto partículas de alta e baixa energia danificariam as células solares e os componentes do satélite.

Para aumentar sua confiabilidade, os satélites Relay foram construídos com total redundância, carregando dois conjuntos de todos os principais sistemas eletrônicos.

O Relay I foi o primeiro satélite ativo de comunicações dos Estados Unidos a transmitir sinais de telefone, televisão, telex e fax, e que, embora tivesse sido concebido originalmente com fins experimentais, teve participação importante em alguns eventos históricos.

Medindo 83 cm de altura, 73 cm de diâmetro e pesando 78 kg, contava com 8.215 células solares, 3 baterias de níquel cádmio e 5 antenas de comunicação.

Só começou a fazer as primeiras transmissões de sinais de teste em 3 de janeiro de 1963, quando as células solares acumularam carga de bateria suficiente.

Realizou a primeira transmissão de TV da história entre os EUA e o Japão em 22 de novembro de 1963, anunciando o assassinato do presidente americano John F. Kennedy.

No ano seguinte, em 1964, transmitiu os Jogos Olímpicos do Japão para a Europa e os Estados Unidos, repetindo o sinal de outro satélite, o “Syncom 3”.

Essa foi a primeira vez na história que dois satélites eram usados ​em conjunto para uma transmissão de TV.

satélite Relay I de comunicacao 2
Participação brasileira no projeto

O Brasil também teve participação no projeto Relay, instalando em 1962 uma estação terrena em Jacarepaguá/RJ, com a qual fez comunicações telefônicas intercontinentais, sendo um dos cinco primeiros países do mundo a transmitir sinais via satélite.

Quatro engenheiros brasileiros, Carlos Henrique Moreira, Rômulo Villar Furtado, João Carlos Fonseca e Marcelo Peixoto Ribeiro, fizeram parte do projeto.

O Relay I operou até 10 de fevereiro de 1965, quando problemas em seu sistema de energia interromperam seu funcionamento.

Em 21 de janeiro de 1964 seria a vez do lançamento do Relay II. O Relay III nunca foi lançado.

A íntegra do Relatório Final original da missão Relay I está disponível aqui neste endereço.

E você, sabe dizer qual foi o primeiro satélite brasileiro a ser lançado?

A História dos Satélites