Em 13 de dezembro de 1982, a estadunidense Atari Inc apresentava seu novo computador pessoal, o Atari 1200XL.

Seguindo a estrada de sucesso dos modelos Atari 400 e Atari 800 lançados três anos antes, a empresa percebeu que precisava dar uma modernizada em sua linha de computadores, que começavam a ter uma aparência de “antigos” perto dos concorrentes, além de terem uma construção relativamente complexa e cara.

microcomputador Atari 1200XL 2
Vistas traseira e lateral

Criado pelo projetista Regan Cheng, o novo projeto ganhava um design moderno, de perfil mais baixo, que lembrava seu contemporâneo Texas TI-99/4A.

O redesenho buscava também a redução de custos de fabricação, por meio de um projeto otimizado que consolidava as 7 placas distintas que existiam no Atari 800 em uma única placa-mãe, já com 64K de memória.

microcomputador Atari 1200XL 4
Vista interna

O novo Atari 1200XL (de eXtended Line), contava com uma CPU MOS 6502C rodando a 1,79MHz, 16KB de memória ROM, 64KB de memória RAM, interpretador BASIC fornecido por meio de um cartucho e um teclado tipo “profissional”.

Seu teclado, inclusive, é considerado por muitos como o melhor teclado de computador já produzido pela Atari, dentre todos os seus modelos.

microcomputador Atari 1200XL 6
Anúncio da época

Mas apensar das melhorias, o microcomputador não foi um grande sucesso comercial, por conta de uma série de problemas no projeto e de incompatibilidades com os modelos anteriores.

Mas se podemos extrair algo positivo do seu lançamento, foi o fato das vendas do antigo modelo Atari 800 terem aumentado bastante após o lançamento deste novo modelo.

Vai entender… 😂

microcomputador Atari 1200XL 3
Alguns periféricos

Só começaria a ser efetivamente comercializado por volta de março de 1983, tendo uma vida bem curta, de apenas 4 meses, sendo substituído logo depois pelos modelos Atari 600XL e Atari 800XL, com os quais guardava enormes similaridades.

Agora, similaridades mesmo existem entre o nosso saudoso TK-2000 da Microdigital e este Atari 1200XL. Estes americanos e sua mania de copiar a gente… #SQN 😊

microcomputador Atari 1200XL 5
O Atari 1200XL e o brazuca Microdigital TK-2000

E você, teve algum modelo dos computadores Atari?

Vídeo promocional
Restaurando um Atari 1200XL