O videogame PlayStation Portable PSP de 2004

Em 12 de dezembro de 2004, a japonesa Sony lançava em casa o primeiro modelo portátil da linha PlayStation, o PlayStation Portable PSP.

Anunciado durante a famosa feira E3 de 2003, o PlayStation Portable, ou PSP como ficou conhecido, foi a primeira “aventura” da Sony no segmento de consoles de videogame portáteis, tendo como concorrente o Nintendo DS.

Um console com recursos gráficos avançados, que tinha como peculiaridade ser o único portátil a se utilizar de discos ópticos (no formato Universal Media Disc – UMD) para armazenamento dos jogos, vídeos e áudio.

videogame PlayStation Portable PSP 2
Vista interna

Vinha equipado com duas CPUs MIPS R4000 rodando a 333MHz, processador gráfico (GPU) de 166MHz de velocidade, 32MB de memória RAM, 4MB de memória compartilhada entre a GPU e a CPU Media Engine, rede WiFi e conexões externas para alimentação, USB, serial, headphone e cartão de memória.

Contava também com uma grande tela de 4,3″, que ajudava a aproveitar seus excelentes recursos multimídia. Era ainda capaz de se conectar a outros PSPs, à Internet e aos consoles modelos PlayStation 2 e PlayStation 3.

Estes recursos conseguiram com que o PSP se colocasse, pela primeira vez, como um sério competidor do Nintendo Game Boy, que vinha dominando a cena dos portáteis desde o início da década de 90, mesmo com os lançamentos do Bandai WonderSwan, Sega Game Gear e SNK Neo Geo Pocket.

videogame PlayStation Portable PSP 3
Modelos posteriores
videogame PlayStation Portable PSP 4
Modelos posteriores

Até ser substituído pelo novo “PlayStation Vita” em 2011, o PSP vendeu mais de 80 milhões de unidades em todo mundo (200mil no primeiro dia de lançamento), tendo sido lançados diversos novos modelos ao longo dos anos.

Um grande sucesso. 😊

E você, qual o console portátil de sua preferência?

Os 100 melhores jogos do PSP
Desmontando um PSP-1000