Em 28 de maio de 2003, Ken Kutaragi, vice-presidente executivo da japonesa Sony, anunciava em uma conferência de imprensa no Tokyo hotel o revolucionário sistema multimídia+videogame Sony PSX.

Desenvolvido pela renomada empresa japonesa Sony Computer Entertainment, o PSX, também conhecido como PlayStation X, foi uma combinação única de um console de videogame, receptor de TV, gravador de DVD e central multimídia, oferecendo uma variedade de recursos inovadores e funcionalidades que o destacavam dos seus concorrentes da época.

Tratava-se um gravador de vídeo digital totalmente funcional, com um controle remoto infravermelho e conexões S-Video, vídeo composto e RF, sendo capaz de sintonizar canais de TV analógica aberta e TV a cabo.

Ele também podia ser conectado a um PlayStation Portable (PSP) via USB para transferir vídeos e músicas, possuindo ainda software para edição de vídeo, edição de imagem e edição de áudio.

videogame Sony PSX 2
Vista traseira

Tendo como principais concorrentes o Nintendo GameCube e o Microsoft Xbox, sua história seguia o sucesso estrondoso do Sony PlayStation 2, que já havia conquistado uma enorme base de fãs em todo o mundo e no qual era baseado.

A Sony decidiu então aproveitar esse sucesso e dar um passo adiante, criando um “sistema de entretenimento” doméstico completo, permitindo aos usuários, além de jogar seus jogos favoritos, assistir filmes em DVD, ouvir música e até mesmo assistir e gravar programas de TV em seu disco rígido interno, mesmo enquanto o usuário jogava!

Isso permitia aos usuários armazenar episódios de suas séries preferidas e assisti-los posteriormente, funcionalidade que ainda demoraria para chegar aos receptores de TV por assinatura.

Embora só viesse de fábrica com apenas um controle remoto multifunções, duas portas traseiras davam suporte a controladores (joysticks) DualShock e DualShock 2 padrão, que podiam ser adquiridos separadamente. Cartões de memória também podiam ser usados por meio de duas portas frontais.

videogame Sony PSX 3
Detalhe do seu painel frontal

Em termos de recursos, o PSX oferecia uma ampla gama de opções de conectividade. Usando uma interface de rede integrada, era possível conectar o console à Internet e acessar serviços online, como jogos multiplayer, navegação na web e até mesmo downloads de conteúdo adicional.

Essa conectividade online expandia sobremaneira as possibilidades de entretenimento oferecidas pelo console, aproximando seus jogadores e permitindo uma maior socialização por meio da PlayStation Network (PSN).

Além do leitor de DVD, o PSX também foi equipado com uma unidade de disco rígido interna de até 250 GB, o que era bastante impressionante para a época, permitindo que fossem armazenados, além de jogos, também músicas, filmes e programas de TV, criando uma verdadeira “biblioteca multimídia” no console.

Em termos de desempenho gráfico e capacidade de processamento, o PSX apresentava uma qualidade similar ao seu predecessor, o PlayStation 2, mas ganhava disparado dos concorrentes em outro quesito: sua enorme biblioteca de jogos.

Isso porque, como o console era compatível com todos os jogos tanto do PlayStation original quanto do PlayStation 2, os usuários já tinham de cara acesso a uma extensa coleção de títulos aclamados pela crítica e pelo público.

Essa vasta seleção de jogos ajudou a garantir o sucesso contínuo da família PlayStation, mesmo com a chegada de concorrentes mais poderosos tecnicamente.

videogame Sony PSX 4
Séries DESR-5000 (e) e DESR-7000 (d)

Ao longo de sua vida, contou com oito modelos distintos, divididos em duas séries. A primeira dela, a série DESR-5000, que possuía um logotipo em relevo na parte superior e um detalhe na cor cinza em sua traseira, era comercializada com discos rígidos de 160 GB de capacidade.

Já a série DESR-7000, com um logotipo colorido na parte superior e detalhe em preto preta na parte de trás, era vendida com discos de 250 GB. Outras diferenças incluíam a disponibilidade de portas de conexão para TV, PlayStation Portable (PSP), entre outras.

Seu lançamento no Japão só aconteceria no fim do mesmo ano, 13 de dezembro de 2003.

Apesar de suas inovações e vantagens, o PSX não teve o mesmo impacto do PlayStation 2. A demanda pelo console foi relativamente baixa, especialmente em função do seu elevado preço, o que acabou por fazer com que fosse descontinuado já em 2004, sem que tivesse tido a chance de ser lançado fora do Japão.

Um equipamento ainda lembrado como um dispositivo pioneiro, que buscou expandir as fronteiras do entretenimento doméstico e introduziu novas possibilidades para os jogadores e entusiastas de multimídia.

E você, jogou em um Sony PSX?

Anúncio do PSX em maio de 2003
Comerciais de TV